Bolsonaro diz que Queiroga estuda rebaixar para endêmica situação da Covid no Brasil

Procurado pela Reuters, o Ministério da Saúde confirmou que a pasta está fazendo essa avaliação, mas não deu detalhes

Reuters

Jair Bolsonaro, presidente da República (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Publicidade

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda reclassificar para endemia a pandemia de Covid-19 no Brasil.

“Em virtude da melhora do cenário epidemiológico…, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar para ENDEMIA a atual situação da Covid-19 no Brasil”, disse ele, em postagem no Facebook.

Procurado pela Reuters, o Ministério da Saúde confirmou que a pasta está fazendo essa avaliação, mas não deu detalhes.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“O Ministério da Saúde avalia a medida, em conjunto com outros ministérios e órgãos competentes, levando em conta o cenário epidemiológico e o comportamento do vírus no país”, informou a pasta.

Na véspera, o Brasil atingiu a marca de 650 mil mortes por Covid, segundo o Ministério da Saúde, após o registro de mais 370 óbitos por coronavírus. O país também registrou na quarta-feira 30.995 novos casos de coronavírus, elevando para 28.842.160 o total de casos de Covid desde o início da pandemia.

A chegada da variante Ômicron do coronavírus trouxe uma nova onda de infecções ao país, mas o avanço da vacinação e a aparente menor letalidade da variante têm mantido o número de óbitos em patamares inferiores em relação ao pico da pandemia, quando o Brasil registrou mais de 3.000 mortes por dia.

Continua depois da publicidade

A Organização Mundial de Saúde (OMS) caracterizou como pandemia a emergência sanitária decorrente da Covid-19 em março de 2020.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.