Bolsonaro diz que privatização da Petrobras passa por fatiamento da empresa

Questionado se, caso reeleito, irá privatizar a estatal, Bolsonaro afirmou que a privatização de uma empresa como a Petrobras levaria quatro anos

Reuters

Plataforma da Petrobras na Baia da Guanabara, no Rio de Janeiro(Mario Tama/Getty Images)

Publicidade

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Jair Bolsonaro afirmou em entrevista gravada que a ideia em relação à privatização da Petrobras (PETR3 ; PETR4) é fatiar a empresa para vendê-la.

A declaração foi em resposta a uma pergunta do apresentador Carlos Massa, o Ratinho, em entrevista gravada na semana passada e divulgada nesta terça-feira.

Leia mais: Por que Bolsonaro quer privatizar a Petrobras? Entenda o caso

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Questionado se, caso reeleito, irá privatizar a estatal, Bolsonaro afirmou que a privatização de uma empresa como a Petrobras levaria quatro anos.

“A privatização da Petrobras leva no mínimo quatro anos. Uma ideia era fatiar a Petrobras. Realmente não está dando certo atualmente. Apesar de estar na nossa Constituição a sua função social, ela não está cumprindo”, disse Bolsonaro.

Repetindo o discurso feito por seu principal rival nas próximas eleições presidenciais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Bolsonaro afirmou que a Petrobras não pode continuar usando a paridade de preço internacional para justificar as altas de preço.

Continua depois da publicidade

“A Petrobras não pode continuar usar a paridade de preço internacional sendo que nós aqui somos autossuficientes –não somos autossuficientes em refino– repassando isso sempre para o povo”, disse.

O Brasil não tem capacidade de atender todo o mercado de combustíveis com suas refinarias, sendo obrigado a importar diesel e gasolina para completar suas necessidades.

No primeiro quadrimestre, por exemplo, a importação de diesel aumentou 23,9% na comparação com o mesmo período do ano passado, para 4,7 bilhões de litros, segundo dados da agência reguladora ANP.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.