Bolsonaro diz que o problema do Brasil é a classe política

Presidente voltou à carga contra a "velha política" e diz que a situação precisa ser modificada para o País dar certo

Ricardo Bomfim

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (20), que o problema do Brasil é a classe política, que precisaria ser modificada para o País dar certo. As falas foram proferidas em discurso na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). 

Com isso, o presidente voltou à ofensiva contra os políticos tradicionais, prática que é considerada prejudicial para a aprovação da Reforma da Previdência no Congresso. 

Um dos últimos momentos de grande otimismo com a aprovação da reforma que o mercado financeiro teve foi no dia 7 de maio, quando saiu a notícia de que Bolsonaro cederia ao Centrão e recriaria os Ministérios das Cidades e da Integração Nacional em troca da manutenção do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) no Ministério da Justiça. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Mas a iniciativa logo foi frustrada, com o Congresso tirando o Coaf da pasta do ministro Sérgio Moro mesmo assim, o que irritou o presidente. Bolsonaro, na sexta-feira passada, distribuiu em diversos grupos de WhatsApp um texto apontando que o Brasil é ingovernável sem conchavos

“Venho colocando todo meu esforço para governar o Brasil. Infelizmente os desafios são inúmeros e a mudança na forma de governar não agrada àqueles grupos que no passado se beneficiavam das relações pouco republicanas. Quero contar com a sociedade para juntos revertermos essa situação e colocarmos o País de volta ao trilho do futuro promissor. Que Deus nos ajude!”, respondeu por meio de porta-voz o presidente, quando foi questionado pelo Estadão sobre o texto.   

Bolsonaro também afirmou no evento da Firjan que a imprensa impõe dificuldades ao seu governo por não ser isenta. “Não há briga entre os poderes, o que há é uma grande fofoca”, avaliou o presidente. 

Continua depois da publicidade

Durante o evento, em que foi entregue a medalha Mérito Industrial a Bolsonaro, o presidente ainda elogiou os empreendedores. “Os senhores são verdadeiros heróis pelo que têm que enfrentar das autoridades municipais, estaduais e do executivo federal.”

Insira seu e-mail abaixo e receba com exclusividade o Barômetro do Poder, um estudo mensal do InfoMoney com avaliações e projeções das principais casas de análise política do país:

Ricardo Bomfim

Repórter do InfoMoney, faz a cobertura do mercado de ações nacional e internacional, economia e investimentos.