Bolsonaro diz acreditar que há plano de alguns para tentar derrubá-lo pela economia

Presidente voltou a criticar medidas de restrição de atividades econômicas

Reuters

O presidente Jair Bolsonaro (Andressa Anholete/Getty Images)

Publicidade

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira acreditar que há “um plano de alguns” para tentar derrubá-lo do poder que passaria pelo insucesso econômico de sua gestão, ao voltar a criticar medidas de restrição de atividades econômicas.

“O problema está aí, a gente reconhece, lamenta as mortes, mas criaram um clima de pavor, pânico, como você pode ficar pelo segundo ano sem trabalhar? Viver do quê?”, disse ele em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada.

Bolsonaro afirmou estar sendo culpado pelo desemprego e arrematou: “Eu acredito mais em um plano de alguns para tentar me derrubar pela economia, não está preocupado com o próximo não, longe disso”, atacou, sem detalhar quem seriam.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Segundo o presidente, há quem tenha feito campanha nas eleições municipais que não iria decretar lockdown e no dia seguinte após eleito adotou a medida.

Desde o início da pandemia, Bolsonaro tem demonstrado preocupação sobre o impacto negativo que medidas restritivas poderiam ter em relação a seu governo. Ele sempre enfatizou a necessidade de se manter a economia em funcionamento mesmo em meio à pandemia.

Contudo, o presidente adotou um discurso de que medidas como lockdown são de responsabilidade de governadores e prefeitos em razão de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Na verdade, o STF disse que a atribuição dos entes federativos no enfrentamento à crise sanitária são concorrentes e que caberia ao Executivo Federal fazer uma articulação nacional.

Continua depois da publicidade

No ano passado, o país registrou uma queda do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,1%, o que foi ressaltado por Bolsonaro por ser uma queda menor do que de vários países. Ele atribui isso, em parte, ao pagamento do auxílio emergencial que ajudou a movimentar a economia brasileira.

Estagnado em sua profissão? Série gratuita do InfoMoney mostra como você pode se tornar um Analista de Ações em 2021. Clique aqui para se inscrever.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.