Bolsonaro contrata professor para lhe dar aulas de economia básica, diz jornal; economista nega

Professor é Adolfo Saschida, pesquisador do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e filiado ao DEM

Lara Rizério

Publicidade

*Atualizada às 12h38 para posicionamento do economista Adolfo Saschida 

SÃO PAULO – O presidenciável Jair Bolsonaro, deputado federal pelo PSC do Rio de Janeiro contratou o professor Adolfo Saschida para lhe dar aulas de economia básica, informa a coluna do Estadão, do jornal O Estado de S. Paulo. Saschida é pesquisador do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e filiado ao DEM.

Vale destacar que, na semana passada, uma entrevista de Bolsonaro à Mariana Godoy no programa da jornalista na RedeTV! ganhou destaque nas redes sociais. O deputado disse que não entende muito de economia, em um contexto em que foi questionado sobre o  “tripé macroeconômico”, composto por taxa de câmbio flutuante e metas de inflação e fiscal. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Quem vai falar de economia por mim é minha equipe econômica do futuro”. Ao ser questionado se ele está montando a sua equipe, Bolsonaro disse que sim, mas não citou nomes. 

Durante a entrevista, porém, ele fez algumas sinalizações sobre o que pensa sobre a economia. O deputado criticou a “estatização das empresas brasileiras para a China”, mas defendeu as privatizações de alguns setores, em linha com algumas linhas já abordadas em outras entrevistas. Em meio ao seu posicionamento um tanto ambíguo, analistas de mercado seguem céticos sobre como será o seu programa de governo. 

“O mercado ainda é cético, pois Bolsonaro precisa de uma agenda econômica e de nomes fortes. Precisamos de um projeto para colocar o país nos trilhos, não de um salvador. Ainda há desconfiança sobre ele, devido a dificuldade em aprovar medidas, como será a sua relação com o Congresso e até por discursos em alguns momentos liberais e em outros nacionalistas”, destacou um analista de mercado ao InfoMoney em matéria publicada na semana passada.

Continua depois da publicidade

Veja mais aqui: Imagine um 2º turno entre Lula e Bolsonaro: qual seria o candidato “escolhido” pelo mercado? 

 No começo da tarde de segunda-feira, contudo, o economista Adolfo Sachsida negou que tenha sido contratado para dar aulas ao presidenciável. “Eu tenho conversado com o deputado Bolsonaro e trocamos muitas ideias sobre economia. Nessas conversas, o deputado expõe suas ideias e ouve as minhas. Em geral, concordamos muito sobre a importância de um governo liberal na área econômica, um governo nos moldes de Ronald Reagan e Margareth Thatcher”, afirmou o economista em post no Facebook. Confira mais clicando aqui. 

 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.