Cúpula das Américas

Bolsonaro classifica encontro com Biden como “sensacional”

O encontro entre os dois presidentes durou cerca de 20 minutos na chamada reunião ampliada, e mais 30 minutos apenas os dois, acompanhados dos tradutores

Por  Reuters -

LOS ANGELES – O presidente Jair Bolsonaro (PL) classificou como “sensacional” o encontro bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta quinta-feira, em Los Angeles, e afirmou que a reunião superou as expectativas.

“O encontro com Biden foi sensacional, muito melhor do que eu esperava”, disse Bolsonaro a jornalistas ao chegar de volta ao hotel onde está hospedado na cidade norte-americana.

“O que ele falou, e eu falei mais do que ele neste momento, e ele concordou, que há interesse muito grande dos EUA no Brasil. A recíproca é verdadeira”, acrescentou. “Se a gente conseguir consolidar e ampliar esse eixo norte-sul será bom para todo mundo.”

O encontro entre os dois presidentes durou cerca de 20 minutos na chamada reunião ampliada, e mais 30 minutos apenas os dois presidentes, acompanhados dos tradutores, de acordo com uma fonte que participou de parte do encontro.

O clima, segundo essa fonte, foi agradável e foram tratados diversos temas, como segurança alimentar e renovação energética. Neste momento, no entanto, não são esperadas grandes decisões.

Nenhum dos lados tinha grandes expectativas de avanços em temas que, desde a eleição de Biden, não evoluíram.

No governo brasileiro, o que se esperava era a abertura de caminhos para retomar negociações. Do lado norte-americano, o convite a Bolsonaro, com quem Biden nunca teve qualquer relação, era garantir a presença de ao menos um dos chefes de Estado dos maiores países da região, depois que Andrés Manuel López Obrador, presidente do México, recusou-se a comparecer à cúpula.

Compartilhe