Bolsonaro anuncia fechamento parcial da fronteira do Brasil com a Venezuela

Segundo ele, a decisão será publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (18)

Rodrigo Tolotti

(Foto: Marcos Corrêa/PR)

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente Jair Bolsonaro anunciou no fim da tarde desta terça-feira (17) que o Brasil irá fechar a fronteira com a Venezuela no estado de Roraima.

Segundo ele, a decisão será publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (18). O fechamento parcial irá prever que o tráfego de mercadorias continuará liberado.

“Eu não quero criticar nenhum governador, alguns estão tomando medidas positivas, outros, no meu entender, estão se excedendo. Publica no ‘Diário Oficial da União’ de amanhã a questão de fechar em especial a fronteira da Venezuela, que é a mais sensível”, disse ele à jornalistas em Brasília.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Agora, alguns acham que a palavra ‘fechar fronteira’ é uma palavra mágica. Se a gente tivesse poder de fechar a fronteira como muitos pensam, não teria entrada de arma nem de droga no Brasil. Temos 17 mil quilômetros de fronteira”, completou Bolsonaro.

O presidente destacou que não se pode fechar a totalmente a fronteira porque iria prejudicar a economia de Roraima.

“Separa Roraima: se você fecha o tráfego com a Venezuela, a economia de Roraima desanda. Não tem como tomar medidas radicais, não vai dar certo”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Bolsonaro também voltou a falar em “histeria” por conta das medidas que estão sendo tomadas pelos estados para conter o avanço do novo coronavírus.

“Não pode ter histeria, é isso o que sempre preguei. Se for para a histeria, fica todo mundo maluco. As consequências serão as piores possíveis. Em alguns países já têm saques acontecendo, isso pode vir para o Brasil. Pode ter aproveitamento político disso, mas a gente não quer pensar nisso daí, mas tem que ter calma. Vai passar. Desculpa aqui. É como uma gravidez, um dia vai nascer a criança. O vírus ia chegar aqui um dia e acabou chegando”, completou.

Aproveite as oportunidades para fazer seu dinheiro render mais: abra uma conta na Clear com taxa ZERO para corretagem de ações!

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.