TSE retoma julgamento que pode cassar mandato de Jorge Seif no Senado; entenda o caso

Eleito em 2022 com mais de 1,4 milhão de votos, Jorge Seif (PL-SC) é acusado de abuso de poder econômico, por supostamente ter se beneficiado pelo uso de aeronaves da empresa Havan, de Luciano Hang

Fábio Matos

Senador Jorge Seif, do PL de Santa Catarina (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Publicidade

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma, nesta terça-feira (16), o julgamento que pode resultar na cassação do mandato do senador Jorge Seif (PL-SC), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O parlamentar, que Secretário Nacional de Pesca e Aquicultura no governo anterior, foi absolvido no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), mas foram apresentados recursos ao TSE, que agora se debruça sobre o caso.

A instância máxima da Justiça Eleitoral analisa um recurso da coligação Bora Trabalhar, formada por União Brasil, PSD e Patriota. Os partidos contestaram a decisão do TRE-SC de absolver Seif e seus suplentes – Hermes Klann e Adrian Rogers Censi – das acusações de abuso de poder econômico nas eleições de 2022.

Continua depois da publicidade

A ação também atinge os empresários Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, e Almir Manoel Atanázio dos Santos, que era o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (SC), na época. O senador nega qualquer irregularidade.

O TSE começou a julgar o caso no dia 4 de abril, mas a sessão foi suspensa pelo presidente da corte, ministro Alexandre de Moraes, após a leitura do relatório e a manifestação dos advogados das partes. O julgamento será retomado com a leitura do voto do relator, o ministro Floriano de Azevedo Marques.

As acusações contra Seif

No recurso apresentado ao TSE, a coligação Bora Trabalhar alega que o senador do PL catarinense teria utilizado aeronaves da Havan, de Luciano Hang, para se deslocar no estado e participar de eventos de campanha.

Continua depois da publicidade

De acordo com os três partidos, Seif teria se beneficiado pelo uso de estrutura material e pessoal das lojas Havan para veiculação de campanha, além do financiamento ilegal de propaganda em evento no município.

Ao TSE, a coligação pediu a cassação da chapa e a retotalização dos votos, com a declaração de eleito para o segundo colocado na disputa do pleito de 2022, o ex-governador de Santa Catarina Raimundo Colombo (PSD).

Saif foi eleito senador com 1.484.110 votos, o que correspondeu a 39,79% dos votos válidos no estado. Colombo, por sua vez, obteve 608.213 votos (16,3%).

Publicidade

MPE pede cassação do mandato

Em manifestação ao TSE, o Ministério Público Eleitoral defendeu a cassação do mandato do senador, ao contrário do que havia ocorrido na primeira instância. Segundo o órgão, teria havido “uma simbiose no tratamento de marketing e de uso de bens empresariais entre Luciano Hang empresário e Luciano Hang cidadão”.

O vice-procurador Alexandre Espinosa afirmou que ficou evidenciado o abuso de poder econômico na eleição. Apesar de o TRE-SC ter entendido que não houve gravidade na conduta praticada por Seif, Espinosa entendeu que “é inconteste” o uso de aeronave da empresa pelo candidato com finalidade eleitoral.

Espinosa citou, ainda, o fato de Seif ter sido acompanhado por Hang em vários eventos de campanha, além de o empresário ter utilizado os canais oficiais de comunicação da Havan para a divulgação da agenda do candidato.

Continua depois da publicidade

O vice-procurador também citou como exemplos os processos de cassação dos mandatos do prefeito e do vice-prefeito de Brusque (SC), José Ari Vequi e Gilmar Doerner, por abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2020.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.