Boca de urna mostra Parlamento “sem maioria” no Reino Unido; libra desaba

Apesar de ainda se manter como o maior partido, os conservadores devem perder cadeiras no Parlamento

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Acaba de ser divulgada a pesquisa boca de urna sobre as eleições parlamentares no Reino Unido. O partido Conservador, da primeira-ministra Theresa May, deve ser o vencedor, se mantendo como o partido com maior número de cadeiras, mas não deve conquistar uma grande maioria, deixando o Parlamento sem um partido “dominante”, o que complica a situação para a premiê.

A pesquisa coloca os conservadores com 314 cadeiras (hoje o partido tem 330 lugares), enquanto o Partido Trabalhista, o maior da oposição, ficará com 266 lugares. O resto estaria pulverizado entre os outros partidos do país. No total, são 650 cadeiras. Logo após a divulgação da pesquisa, a libra afundou e operava por volta das 18h09 (horário de Brasília) com perdas de 1,5% contra o dólar.

O partido Conservador, liderado por May, tenta aumentar a maioria parlamentar que já possui, mas a situação se tornou bem complicada. A premiê convocou eleições antecipadas há cerca de dois meses na expectativa de conseguir mais apoio na negociação do Brexit, mas os recentes ataques terroristas e outras situações em que ela mostrou pouca força reduziram as chances de uma grande vitória.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

É improvável que o Partido Trabalhista da oposição ganhe uma maioria absoluta, mas poderia forçar um parlamento equilibrado, onde nenhum dos lados detém mais da metade dos assentos – situação que se desenha após a boca de urna. Neste cenário, é possível que as negociações do Brexit demorem mais e sejam mais complexas.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.