BNDES tem melhor avaliação popular desde 2015, mostra pesquisa do Datafolha

O percentual de entrevistados que relaciona o BNDES à promoção do desenvolvimento alcançou 54%, subindo sete pontos percentuais em relação a 2022, de acordo com o Datafolha

Equipe InfoMoney

BNDES (Foto: Divulgação)

Publicidade

Pesquisa do instituto Datafolha a pedido do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) revela que 95% da amostra de 2.020 brasileiros entrevistados apontaram aspectos positivos da instituição, entre os quais a contribuição para o desenvolvimento empresarial e do país e para a geração de empregos. De acordo com o banco, essa é a melhor avaliação da série histórica, iniciada em 2015.

A sondagem foi feita entre os dias 30 de novembro e 15 de dezembro de 2023 e abrangeu cidadãos com 18 anos de idade ou mais, das classes A-B-C, com renda familiar mensal acima de dois salários mínimos e conhecimento mínimo sobre o BNDES.

Segundo o instituto, o percentual de entrevistados que relaciona a instituição à promoção do desenvolvimento alcançou 54%, subindo sete pontos percentuais em relação a 2022, o melhor resultado desde que a pesquisa passou a ser contratada, em 2015. Do total de consultados, 73% afirmaram confiar no BNDES.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com o Datafolha, os índices favorabilidade, confiança e advocacy (prática ativa de cidadania) entre os que conhecem o BNDES também alcançaram os melhores resultados históricos: 82% têm impressão positiva do banco, 73% manifestaram confiança alta ou muito alta no BNDES, e o índice de advocacy alcançou 43 (percentual de pessoas que falariam bem do banco menos percentual de pessoas que falariam mal).

Com esses resultados, o índice de favorabilidade aumentou cinco pontos percentuais. O de confiança subiu sete pontos, e o saldo do índice advocacy avançou 11 pontos em relação à pesquisa anterior.

Destaque também para a percepção dos brasileiros sobre a atuação ética e responsável da instituição, que aumentou 18 pontos percentuais em 2023, assim como a contínua divulgação de informações, ou transparência, que subiu 17 pontos percentuais.

Continua depois da publicidade

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que o banco alcançou, no ano passado, o nível de excelência em transparência no ranking da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e, agora, é reconhecido pela população. Para Mercadante, esse é o resultado do trabalho de “profissionais altamente qualificados do BNDES, que resgataram o papel histórico do banco de fomento ao desenvolvimento do país, com reconhecimento da sociedade brasileira”.

(Com Agência Brasil)

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.