Bancos

BNDES está grande demais, afirma André Esteves

"Bancos de desenvolvimento são muito importantes na região da América Latina; o BNDES por exemplo é fantástico mas, talvez, grande demais", disse presidente do BTG

Aprenda a investir na bolsa

RIO DE JANEIRO – O Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) exerce um papel importante na concessão de financiamento de longo prazo, mas talvez tenha crescido demais, disse nesta terça-feira o presidente do BTG Pactual (BBTG11), André Esteves.

“Bancos de desenvolvimento são muito importantes na região da América Latina; talvez importantes demais. O BNDES por exemplo é fantástico mas, talvez, grande demais”, disse Esteves, em evento no Rio de Janeiro.

“Estamos comprometidos com o desenvolvimento da América Latina e talvez o BNDES e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) sejam nossos concorrentes (…) precisamos dar mais incentivo e acesso ao mercado de capitais”, disse.

Aprenda a investir na bolsa

Questionado se a perspectiva de desembolsos de 190 bilhões de reais do BNDES para esse ano representa um tamanho acima do ideal, Esteves disse que o Brasil não pode exagerar no uso de uma ferramenta tão importante como o BNDES.

“O BNDES é uma fantástica organização (…) mas não podemos abusar de algo tão útil”, declarou. “Se ele ficar grande demais não contribui tanto para a economia. Ele deve ter um tamanho ótimo e não podemos deixar ele passar disso”.