Biden diz que republicanos buscam impeachment para paralisar governo

Secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, chamou o inquérito de "manobra política"

Reuters

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos (Win McNamee/Getty Images)

Publicidade

O presidente norte-americano, Joe Biden, disse, na quarta-feira (13), que os republicanos buscam o impeachment dele porque desejam paralisar o governo, horas depois de a Casa Branca ter criticado os planos de abrir um inquérito de impeachment contra o presidente.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, chamou o inquérito de “manobra política” e disse que nenhuma evidência foi produzida pelos republicanos contra Biden enquanto eles investigam os negócios de seu filho, Hunter Biden.

O inquérito está centrado em um suposto benefício de Biden em decorrência das transações de seu filho.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Biden disse que, quando a deputada Marjorie Taylor Greene, uma parlamentar republicana de extrema-direita e aliada ferrenha do ex-presidente Donald Trump, foi eleita pela primeira vez para o Congresso dos EUA, ela disse que a primeira coisa que queria fazer era o impeachment dele.

“Não sei bem por que, mas eles simplesmente sabiam que queriam me destituir”, disse Biden a doadores em um evento de arrecadação de fundos na Virgínia. “Agora, o melhor que posso dizer é que eles querem me destituir porque querem paralisar o governo.”

Biden afirmou que não se concentra no inquérito de impeachment. “Eu me levanto todos os dias, não é uma brincadeira, não estou focado no impeachment. Tenho um trabalho a fazer”, disse ele.

Continua depois da publicidade

A Casa Branca culpou Taylor Greene por pressionar o presidente da Câmara dos Deputados, Kevin McCarthy, o principal republicano em Washington, a ordenar o inquérito de impeachment.

A medida de McCarthy prepara o terreno para meses de audiências divisivas na Câmara que podem distrair os esforços dos parlamentares para aprovar projetos de gastos e evitar uma paralisação do governo e podem sobrecarregar a corrida presidencial de 2024, na qual Trump espera vingar sua derrota nas eleições de 2020 para Biden e reconquistar a Casa Branca.

“Este é um exercício completo de como fazer isso de forma ilegítima… Trata-se de perseguir o presidente politicamente, não por causa da verdade”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca.

Continua depois da publicidade

Ela afirmou que os republicanos não encontraram nenhuma evidência de que Biden tenha feito algo de errado “porque o presidente não fez nada de errado”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.