Berlusconi diz que Itália pode ser forçada a sair da zona do euro

Em programa na televisão, ex-primeiro-ministro afirmou que BCE deve ter mais poderes, ou país será obrigado a voltar para sua antiga moeda para se manter competitivo

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi disse nesta terça-feira (19) que a Itália pode ser forçada a sair da zona do euro caso o BCE (Banco Central Europeu) não consiga mais poderes para garantir os custos da dívida do país. A declaração foi feita em um programa no canal de televisão estatal RAI.

“Se a Alemanha não aceitar que o BCE se torne um verdadeiro Banco Central, se as taxas de juros não caírem, nós seremos forçados a deixar o euro e retornar para a nossa moeda para podermos ser competitivos”, disse Berlusconi.

Essa não é a primeira vez que ele afirma que o país pode deixar a eurozona, mas nenhuma se concretizou. Berlusconi já está em campanha para as próximas eleições, que devem ocorrer em fevereiro, com aparições na televisão e entrevistas para jornais e revistas.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com o rendimento dos títulos italianos subindo durante a crise, Berlusconi foi obrigado a renunciar ao cargo de primeiro-ministro em novembro de 2011.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.