RADAR INFOMONEY AO VIVO Por que o Santander surpreendeu o mercado? Veja as perspectivas para as ações dos bancos

Por que o Santander surpreendeu o mercado? Veja as perspectivas para as ações dos bancos

BCE realiza maior corte de sua história ao reduzir juro básico para 2,5% ao ano

Autoridade segue passos do Bank of England, após estatísticas oficiais revelarem que zona do euro já está em recessão

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Seguindo os passos do BoE (Bank of England), o BCE (Banco Central Europeu) optou nesta quinta-feira (4) por realizar novo corte na taxa básica de juro, reduzindo-a em 75 pontos-base para o patamar de 2,5% ao ano. Este foi o maior corte da história da instituição.

O ajuste, anunciado em nota pela autoridade, veio acima do esperado pela maior parte do mercado, que esperava 0,5 ponto percentual, em resposta à deterioração das condições macroeconômicas da zona do euro.

Recessão em cena

Dados divulgados pelo Eurostat, o escritório oficial de estatística do bloco, informaram que o PIB (Produto Interno Bruto) da Zona do Euro retraiu 0,2% no terceiro trimestre o que, aliado ao retrocesso de 0,2% no segundo trimestre, deixa a região tecnicamente em recessão.

Aprenda a investir na bolsa

Paralelo a isso, problemas com o setor de serviços vem sendo enfrentados por lá, com uma pesquisa revelada na última terça-feira, que trouxe um desempenho pior do que o esperado na passagem para novembro. As vendas do varejo recuaram 2,1% em outubro frente a 2007, enquanto no mês anterior a queda foi de 0,8%.

Além das duas autoridades já citadas, o Banco Central da Suécia também optou por reduzir o juro do país nesta manhã, realizando um corte recorde de 175 pontos-base na taxa, agora de 2% ao ano. Tailândia, Nova Zelândia e Austrália completam a lista dos países que anunciaram medidas semelhantes nesta semana.