AO VIVO Por Dentro dos Resultados: CEO da GPC divulga e comenta os resultados da empresa no 3º trimestre

Por Dentro dos Resultados: CEO da GPC divulga e comenta os resultados da empresa no 3º trimestre

BC: resposta do mercado às turbulências externas confirma os avanços obtidos

Henrique Meirelles acredita que o Brasil está usufruindo dos benefícios de políticas monetária e cambial de sucesso

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Defendendo as conquistas econômicas e os benefícios obtidos pela adoção das metas de inflação e câmbio flutuante, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, participou nesta terça-feira de uma audiência pública na Comissão Mista de Orçamento.

Para Meirelles, apesar do crescimento das incertezas em relação ao futuro das economias centrais e dos dias de maior volatilidade vividos nas últimas semanas, a reação contida do mercado brasileiro reforça a percepção de que a economia do país já alcançou importantes vitórias e se encontra no caminho certo.

O chefe do BC acredita que o Brasil está usufruindo dos benefícios de políticas monetária e cambial de sucesso e que, apesar da volatilidade, o que se verifica no país é um influxo importante de moeda estrangeira, sem a necessidade de medidas de controle cambial.

Mercado reage de forma aceitável à turbulência externa

Aprenda a investir na bolsa

O presidente do BC avalia que o mercado respondeu de forma aceitável ao crescimento da turbulência externa, assim como o risco país. O chairman lembrou ainda que as perspectivas dos agentes financeiros para a evolução dos preços internos continuam caindo.

Meirelles comentou ainda a importância de o país estar conseguindo colocar em ordem suas contas externas e que, apesar da contrapartida do crescimento da dívida mobiliária interna em poder do público, os ganhos obtidos serão de suma importância para o desenvolvimento do Brasil.

Em relação aos juros, o presidente do BC reiterou que todas as decisões foram e serão tomadas com responsabilidade, ressaltando a importância de se manter as taxas de inflação dentro da meta para garantir o poder de compra dos trabalhadores e estimular os investimentos.