BC britânico mantém juros após revisar orientação futura

O BC manteve sua principal taxa de juros em 0,5 por cento, nível em que permanece desde março de 2009

Reuters

Sede do Banco da Inglaterra (BoE)

Publicidade

LONDRES – O banco central britânico deixou inalteradas suas taxas de juros nesta quinta-feira, buscando dar à economia mais tempo para se fortalecer antes de remover seu estímulo.

O BC manteve sua principal taxa de juros em 0,5 por cento, nível em que permanece desde março de 2009, durante a pior fase da crise financeira da qual a economia britânica ainda não se recuperou totalmente.

O Comitê de Política Monetária disse também que vai reinvestir 8,1 bilhões de libras em retornos dos títulos governamentais que o BC comprou através de seu programa de “quantitative easing” e que vencem em março.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A surpreendentemente forte recuperação do país, que começou no ano passado, forçou o banco central a criar uma nova versão de sua política de orientação futura. Ela é projetada para sinalizar que não haverá um aperto rápido das condições monetárias, apesar da recuperação econômica.

No ano passado, o BC disse que só consideraria elevações da taxa de juros apenas quando o desemprego caísse a 7 por cento.

Conforme o desemprego rapidamente se aproximou desse nível, no entanto, o banco central ampliou no mês passado o foco da orientação para uma avaliação mais ampla da capacidade disponível.

Continua depois da publicidade

O BC também indicou que a primeira elevação nos juros pode acontecer no segundo trimestre de 2015.

Desde então, autoridades do BC sugeriram que uma elevação na taxa de juros pode acontecer mais cedo caso as pressões inflacionárias sejam maiores que o esperado ou os salários subam mais rapidamente que o esperado.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados