“Baixou o tom”: o que Trump falou em sua primeira ligação para o presidente chinês

Presidente americano afirmou que os Estados Unidos vão honrar com a política de "uma só China"

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em sua primeira ligação para o presidente da China Xi Jinping, Donald Trump baixou o tom e afirmou que os Estados Unidos vão honrar com a política de “uma só China”. Durante as eleições, o agora presidente afirmou estar aberto à negociação deste princípio diplomático, o que levou a muitas críticas de Pequim.

A política de “uma só China” é um reconhecimento diplomático de que existe apenas uma China no mundo e Taiwan faz parte dela. O acordo foi firmado em 1979 pelo então presidente Jimmy Carter. Assim, os Estados Unidos têm laços diplomáticos com Pequim ao invés de mantê-los com os taiwaneses. A China considera Taiwan uma província rebelde que será reunificada um dia. 

A ligação foi o primeiro contatos dos líderes das duas maiores economias do planeta desde a eleição do magnata. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.