Avaliação positiva do governo atinge maior nível do ano, segundo CNI/Ibope

Índices de aprovação e de confiança à maneira do presidente governar também subiram em dezembro deste ano

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Divulgada nesta quarta-feira (12), a pesquisa CNI/Ibope mostrou uma avaliação positiva de 51% do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, maior nível de 2007. Na última avaliação, em setembro deste ano, a aprovação havia atingido 48%.

Segundo o levantamento, a avaliação regular do governo recuou de 32% em setembro para 31% neste mês, enquanto a avaliação ruim ou péssimo também caiu de 18% para 17% usando a mesma base de comparação.

Aprovação cresce

O índice de aprovação à maneira do presidente Lula governar também subiu em dezembro deste ano, atingindo 65% dos entrevistados, contra 63% em setembro. No entanto, na comparação com o mesmo mês de 2006, a aprovação apresenta queda de 6 pontos percentuais.

Continua depois da publicidade

Já o índice de desaprovação ao presidente caiu de 33% quando foi feito o último levantamento para 30% neste mês, porém acima do nível registrado na pesquisa de dezembro do ano passado, que foi de 23%.

Confiança mantém-se elevada

No caso da confiança depositada no presidente da República, a pesquisa CNI/Ibope avaliou que ela se mantém elevada. Em dezembro de 2007, o índice atingiu 60%, mesmo nível verificado em setembro, mas abaixo dos 68% registrados há um ano.

Aqueles que dizem não confiar em Lula, por sua vez, passaram de 37% em setembro deste ano para 35% neste mês. Em dezembro do ano passado, este número estava em 28%.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios do país entre os dias 30 de novembro e 5 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.