Auxílio Brasil é a prioridade de Bolsonaro e não está vinculado à tributação de dividendos, diz ministra

Em painel sobre reformas, Flávia Arruda diz que governo está trabalhando para abrir espaço no Orçamento para novo programa, respeitando as regras fiscais

Priscila Oliveira

Publicidade

BRASÍLIA – O programa Auxílio Brasil é prioridade para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seu financiamento não depende da taxação e lucros e dividendos, que consta na proposta de reforma do Imposto de Renda que tramita na Câmara dos Deputados.

É o que diz a ministra Flávia Arruda (Secretaria de Governo), que, nesta terça-feira (24), participou do painel “Agenda de reformas: desafios para modernizar o Brasil”, pela Expert XP 2021. Assista os destaques pelo vídeo acima.

O discurso contrasta com o que vinha sendo defendido pela equipe econômica. Inclusive, na exposição de motivos do PL do Imposto de Renda, o ministro Paulo Guedes (Economia) afirmou que a tributação sobre dividendos poderia ser considerada “medida compensatória” para eventual aumento de despesas, “decorrente do novo programa social do governo federal”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Como projeto de lei, o auxílio tem a característica de tramitação mais rápida que uma PEC, mas o auxílio não está vinculado aos lucros e dividendos como tem sido colocado a todo momento. Têm soluções sendo tratadas para que seja aberto esse espaço, se encontrem esses recursos, porque o auxílio é a prioridade do governo. São pautas que seria bom caminharem juntas, mas tem alternativas em uma não caminhando com a outra”, afirmou.

O Auxílio Brasil é o programa do governo federal que irá substituir o auxílio emergencial e o Bolsa Família. A ideia é que o número de famílias atendidas seja ampliado, assim como o valor médio repassado a cada mês.

O benefício é tido como uma espécie de “bala de prata” de Bolsonaro para a corrida presidencial do ano que vem, especialmente diante da piora na avaliação de seu governo, conforme apontam as mais recentes pesquisas.

Continua depois da publicidade

A Medida Provisória que cria o Auxílio Brasil foi enviada no último dia 09, mas até agora não avançou no Congresso Nacional. O valor do programa ainda não foi definido, mas, segundo a ministra, estará de acordo com as regras fiscais vigentes – inclusive o teto de gastos.

“O governo não mandou valor, mas o presidente, em todas as falas, tem dito que quer que seja um valor maior, que ele atenda a uma demanda da população. Não tem o valor poque ainda precisa, com responsabilidade fiscal, fazer essa construção. É preciso aguardar para ver o tamanho da possibilidade que teremos dentro do Orçamento”, disse.

Flávia Arruda afirmou ainda que, nos últimos dias, os analistas mostraram-se pessimistas em relação às sinalizações econômicas do país. Para ela, o movimento é “exagerado” – assim como entende ter sido o otimismo dos agentes no início do governo.

“Nessas últimas semanas, o pessimismo parece que tem disseminado entre os analistas. É uma reação um pouco exagerada, tanto quanto aquelas que tivemos, tempos atrás, em que se achava que tudo ia dar certo, a economia ia disparar como um foguete, e a verdade é que surgiram muitas dúvidas recentemente. Estou longe de ser economista, mas sei que tem muita preocupação com os noticiários recentes, o que trouxe situações desafiadoras ao nosso país neste momento em que vivemos. Colocar isso de forma pontual é importante. As dúvidas hoje estão centradas na PEC dos precatórios, na reforma da renda e no financiamento do Auxílio Brasil”, afirmou.

Crise entre os Poderes

Durante o painel, a ministra negou haver uma crise entre os Poderes. Segundo Flávia, o que houve foi “um ponto divergente” que tensionou o ambiente político. “O presidente colocou de uma forma que ele julgou correta e está dentro das atribuições”.

Na última semana, Bolsonaro protocolou no Senado Federal um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sob alegação de cometimento de crime de responsabilidade. O magistrado é relator do Inquérito das Fake News, pelo qual Bolsonaro passou a ser investigado por ataques ao sistema eleitoral.

O pedido causou tensão entre os Poderes e gerou reação negativa de diversas entidades, como a OAB, que não considera que a ação tenha fundamento, e dez partidos, que pediram a rejeição do pedido pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Por meio de nota, o STF repudiou o pedido e disse que o “Estado Democrático de Direito não tolera que um magistrado seja acusado por suas decisões”.

No painel desta terça, Flávia Arruda minimizou o desgaste e destacou que os Poderes são independentes. “Os Poderes têm entre si independência e formas de dialogar, um diálogo fluido – não falo em sintonia, mas sim desse diálogo permanente que gera convergência de temas que precisam sem enfrentados”, pontuou.

As melhores recomendações de investimentos por 30 dias grátis: conheça o Expert Pass

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.