Publicidade
SÃO PAULO – O brasileiro ganhou mais autonomia no planejamento de suas viagens e, em 2008, aderiu completamente à internet residencial para realizar compras de passagens aéreas, verificar mapas do destino e fechar diárias de hotéis.
De acordo com o analista do Ibope//NetRatings, José Calazans, a modalidade turismo vem se destacando há cerca de três anos como uma das mais acessadas pela internet residencial, junto com o segmento de carros. Em dois anos, a audiência subiu 99,7%.
O gerente de Marketing do Clickhoteis – site de reservas de hotéis on-line -, Daniel Moura, afirmou que a internet é um canal cada vez mais importante para o segmento de viagens e turismo, pois cresceu a confiança do consumidor on-line.
Oferta Exclusiva para Novos Clientes
Jaqueta XP NFL
Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano
“Uma pesquisa no Google mostra que 72% das pessoas pesquisam viagens e comparam preços pela internet, e a compra não é por impulso”, contou Moura, que ainda destacou que, em média, 90% das pessoas que pesquisam passagens aéreas e 85% das que buscam hotéis efetivam suas compras. Muitos aprenderam a consultar a opinião de usuários que já viajaram.
Acessos
Os sites de mapas e de viagens foram destaques em crescimento em dois anos, uma vez que mais que triplicaram (+205,1%) sua audiência. Na tabela abaixo, é possível identificar a evolução nas categorias, bem como na Modalidade Viagens/Turismo como um todo:
Continua depois da publicidade
Categoria | Variação/mês | Variação/2 anos |
Mapas | 7,2% | 205,1% |
Multicategorias | -2,6% | 57,8% |
Companhias aéreas | 1,8% | 57,8% |
Categoria geral | 4,1% | 99,7% |
Fonte: Ibope//NetRatings
No caso dos sites de hospedagem, de acordo com Moura, a Clickhoteis mais que dobrou em 2008, na comparação com o ano passado. As compras on-line facilitam a vida dos turistas, pois a navegação pode ser feita 24 horas, sem depender de horário comercial.
De acordo com Moura, num futuro próximo, os mesmos produtos serão disponibilizados para outros mercados e públicos, que vão utilizar dispositivos móveis e a TV digital interativa.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.