Pandemia

Augusto Heleno, ministro do GSI, testa positivo para o novo coronavírus e aguarda contraprova

O ministro também integrou a comitiva do presidente Jair Bolsonaro que esteve nos Estados Unidos no início do mês

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general Augusto Heleno, informou, nesta quarta-feira (18), que testou positivo para o novo coronavírus. O ministro fez o exame ontem (17) e agora aguarda o resultado da contraprova.

Este foi o segundo teste a que o ministro, de 72 anos, se submeteu desde que voltou da viagem oficial aos Estados Unidos, há uma semana. Heleno foi um dos integrantes da comitiva oficial do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a Miami. Com o ministro, chega a 18 o número de infectados no grupo que participou da viagem.

“Informo que o resultado do meu segundo exame, realizado no HFA [Hospital das Forças Armadas], acusou positivo. Aguardo a contraprova da FioCruz. Estou sem febre e não apresento qualquer dos sintomas relacionados ao Covid-19. Estou isolado em casa, e não atenderei telefonemas”, publicou Heleno em uma rede social.

Aprenda a investir na bolsa

General da reserva, Heleno é um dos ministros mais próximos do presidente, e, em função da idade, faz parte do grupo de risco para a doença, embora até o momento diga não ter manifestado sintomas.

Ele havia feito um primeiro exame na semana passada, que deu negativo, segundo sua assessoria de imprensa. Por precaução, decidiu repetir o teste, já que o vírus pode demorar a se manifestar.

Ontem, após realizar o exame, o ministro conversou com jornalistas e disse que se sentia bem, mas que não era algo “absolutamente tranquilizador”, já que a Covid-19 pode ser assintomática para alguns infectados.

Apenas na terça-feira, o chefe do GSI teve três encontros com Bolsonaro, registrados em sua agenda oficial. Durante a noite, o presidente, que também repetiu o exame, disse que novamente testou negativo para o novo coronavírus.

Receba o Barômetro do Poder e tenha acesso exclusivo às expectativas dos principais analistas de risco político do país
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.