Áudios revelam que atual ministro da Transparência se reuniu com Renan e criticou Lava Jato

Fabiano Silveira também orientou investigados da Operação Lava Jato, revelou reportagem do Fantástico, da Rede Globo

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Reportagem do último domingo do programa Fantástico, da Rede Globo, trouxe a revelação de novas gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado. Desta vez, as gravações contêm conversas de uma reunião na casa do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), tendo a participação do atual ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira. Na época, ele ainda era conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Na conversa, aponta Sérgio Machado, houve troca de reclamações sobre a Justiça e a Operação Lava Jato. Além de Silveira e Renan, o advogado e ex-assessor de Renan, Bruno Mendes, participaram da reunião. Numa das frases, depois de Machado criticar o Procurador-geral de Justiça, Rodrigo Janot, Silveira diz: “eles estão perdidos nessa questão [da Lava Jato]”.

A matéria ainda diz ser possível afirmar que Fabiano Silveira e Bruno Mendes orientam Machado e Renan sobre como proceder em relação à PGR. O atual ministro também teria procurado integrantes da Força Tarefa da operação para pedir informações sobre os inquéritos que envolvem o senador. Silveira chega a dizer a Renan que ele não deveria apresentar determinados argumentos na defesa de um dos processos. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em nota, Silveira disse à TV Globo que esteve “de passagem” na residência oficial do Senado, mas que não sabia da presença de Machado. Ele disse, ainda, que não tem nem nunca teve nenhuma relação com ele. Machado, Renan, Janot e Temer não se pronunciaram sobre o caso. 

Confira um dos trechos abaixo:

“MACHADO –  Esse foi o motivo, Fabiano… (inaudível). As explicações que estão aí, você vê que são todas contundentes.

Continua depois da publicidade

BRUNO – Tudo que eles falam, p****, a imprensa só dá… Rapaz, você acredita que os caras tinham a cara de pau de dizer no noticiário que o (inaudível) ia ser julgado? (inaudível)

Em seguida, Fabiano faz um comentário sobre a situação de Sérgio Machado e diz que ele deve procurar o relator da medida cautelar para prestar esclarecimentos.

FABIANO – Eu concordo com a sua condição de, tendo sido objeto de uma medida cautelar, simplesmente, não… Dizer assim: ‘olha, não é comigo isso…’ acho que tem que dizer, tem que se dirigir ao relator prestando alguns esclarecimentos, é verdade.

MACHADO – Sobretudo Fabiano… Não tem nada.

BRUNO – Nós não temos um movimento pra fazer agora.”

Renan se mostra preocupado, em um outro momento da conversa, com um recibo que estaria sob investigação da PGR a partir das delações da operação e que faz parte de um dos inquéritos aos quais Renan responde.

“RENAN – Cuidado, Fabiano! Esse negócio do recibo… Isso me preocupa pra c******. (…)

MACHADO -Eles me botaram num processo lá de 800 mil que o Youssef tinha dito que era pra… (inaudível) estaleiro. Que eles estão de acordo se tem certeza que era pra você (inaudível).
(voz não identificada): Yousseff disse?

MACHADO – Não. Da conclusão eles entendem que… (inaudível)”

Fabiano discute ainda a estratégia de defesa de Machado e Renan nesse caso. 

“FABIANO – A única ressalva que eu faria é a seguinte: está entregando já a sua versão pros caras da… PGR, né. Entendeu? Presidente, porque tem uns detalhes aqui que eles… (inaudível) Eles não terão condição, mas quando você coloca aqui, eles vão querer rebater os detalhes que colocou. (inaudível)”

Fabiano critica ainda condução da investigação pela PGR e diz que Janot e os procuradores estão “perdidos”.

“MACHADO – Diz que o… Janot não sabe nada. O Janot só faz… (inaudível) cada processo tem um procurador.

FABIANO: Eles estão perdidos nesta questão”


Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.