Áudio revela: Graça relatou medo de ser presa e admitiu má gestão da Petrobras

"Agora, o que vai acontecer com meu emprego? Com a minha carreira? Com a minha vida pessoal? Eu não sei, tenho os advogados que vão dizer. A metodologia tem que ser imune aos meus medos e meus receios", afirmou a ex-presidente da estatal

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A ex-presidente da Petrobras (PETR3;PETR4) Graça Foster dividiu com integrantes do Conselho de Administração da estatal que estava preocupada até em ser presa e de ter que entregar bens durante reunião para discutir valores de baixa em balanço da estatal devido à corrupção e desvalorização de ativos, conforme destacou a Folha de S. Paulo.

O jornal obteve o áudio e a ata da reunião, do dia 23 de janeiro. Graça e conselheiros falaram sobre a metodologia usada para estimar as baixas contábeis (até então no valor de R$ 88,6 bilhões).

O conselheiro Francisco Roberto Albuquerque perguntou se foi ponderado na metodologia apresentada quais riscos adicionais existiriam sobre os processos judiciais. E Graça respondeu: “se eu vou ser presa ou não, não entrou na metodologia. Se eu vou ter que entregar a casa que moro por conta desses valores, não entrou na metodologia. Fizemos as contas como as contas são”.

Continua depois da publicidade

Graça relatou ainda que, na véspera, em reunião da diretoria, foi admitido do ponto administrativo e interno uma má gestão dos diretores e que todos deveriam ser demitidos. “Não é possível que essa diretoria, durante três anos, no meu caso e do (Almir) Barbassa, durante outros quatro anos, deixamos que tal coisa acontecesse. Eu posso dizer: não, mas eu era diretora de Gás e Energia e na área de Gás e Energia as coisas estão acomodadas. Mas eu, como diretora e presidente, não poderia ter deixado chegado aonde chegou”, afirmou.

Graça ainda disse que, fora da companhia, os riscos eram outros. “Aí até fala [sic] em prisão. Até fala em prisão tem aqui. Eu estou falando de uma metodologia ‘by the book’. Agora, o que vai acontecer com meu emprego? Com a minha carreira? Com a minha vida pessoal? Eu não sei, tenho os advogados que vão dizer. A metodologia tem que ser imune aos meus medos e meus receios”, afirmou. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.