Atos golpistas de 8/1: PF deflagra 26ª fase da Lesa Pátria e mira financiadores

PF cumpre 18 mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pelo STF, em 8 estados; são investigados crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e associação criminosa

Equipe InfoMoney

Agente da Polícia Federal (PF) durante operação (Foto: Agência Brasil)

Publicidade

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (16), a 26ª fase da Operação Lesa Pátria. O objetivo é identificar pessoas que financiaram, fomentaram e promoveram os atos violentos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos e depredados.

Em nota, a corporação informou que cumpre 18 mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pelo STF, nos seguintes estados:

Indisponibilidade de bens e ativos

Segundo a PF, foi determinada ainda a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. “Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões”, diz a corporação.

Continua depois da publicidade

“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, concluiu a PF.

Todas as ações foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Desde janeiro do ano passado, a Operação Lesa Pátria já teve como alvos deputados estaduais, vereadores, empresários, fazendeiros, militares e influenciadores digitais.

(Com Agência Brasil)