Publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria a disputa presidencial de 2026 em todos os cenários simulados pela AtlasIntel, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (24).
Em um cenário idêntico ao de 2022, Lula teria 48,8% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — condenado a 27 anos e 3 meses de prisão e atualmente inelegível — marcaria 41,3%. Ciro Gomes (PSDB) aparece com 3,1%, e Simone Tebet (MDB), com 2,3%.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), surge como o adversário com melhor desempenho entre os nomes testados. Mesmo assim, Lula manteria ampla vantagem, com 51,3% dos votos contra 30,4% do ex-ministro da Infraestrutura.
Continua depois da publicidade
Em outro cenário, em que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) substitui Lula como candidato da esquerda, o petista também lidera. Haddad teria 43,1%, ante 30,1% de Tarcísio.

‘Ninguém tem condições de se libertar dos combustíveis fósseis’, diz Lula
“É muito fácil falar fim do combustível fóssil, mas é difícil a gente dizer quem é que tem hoje condições de se libertar do combustível fóssil. Ninguém tem”, afirmou Lula

Lula diz que não haverá assunto vetado em reunião com Trump
“Vai ser uma reunião livre em que a gente vai pode dizer o que quiser, como quiser, e vai ouvir o que quiser e não quiser também”, afirmou o presidente brasileiro
Segundo turno
Nas simulações de segundo turno, o presidente também venceria em todos os confrontos testados pela AtlasIntel. O levantamento incluiu disputas contra Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Ratinho Junior (PSD).

O resultado reforça a posição de liderança de Lula em meio à recuperação gradual de sua aprovação e a disputa interna na direita, que busca um nome consolidado para herdar o legado do ex-presidente Bolsonaro.
A sondagem foi realizada entre 15 e 19 de outubro, com 14.063 eleitores em todo o país, margem de erro de 1 ponto percentual e nível de confiança de 95%.