Ataques de 11 de setembro completam seis anos com novo vídeo de Bin Laden

Dias de depois de diretor da CIA afirmar que rede planeja ataques de "alto impacto" nos EUA, Bin Laden homenageia terroristas

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Apenas alguns dias depois do diretor da CIA, Michael Hatden, afirmar que a rede terrorista Al-Qaeda planeja realizar ataques de “alto impacto” contra os EUA, o líder do grupo, Osama Bin Laden, divulgou novo vídeo em homenagem aos suicidas de 11 de setembro, no 6º aniversário do ataque.

Um grupo norte-americano de monitoramento de sites islâmicos divulgou uma mensagem que mostra Bin Laden saudando a memória do terrorista Walid al-Shehri, “um jovem que se expôs aos perigos mais extremos e que tinha uma qualidade rara entre os homens: um dos 19 heróis”, disse Bin Laden.

Walid al-Shehri ocupava o avião que se checou contra um das torres do World Trade Center em Nova York há exatos seis anos. Desde então, os EUA vivem a expectativa de um novo ataque de grandes proporções, mas, até agora nenhum evento se aproximou da dimensão dos atentados ocorridos em 2001.

“Seqüelas econômicas significativas”

Aprenda a investir na bolsa

Na última sexta-feira (7), o diretor da CIA, Michael Hatden, disse que estima “com alto nível de confiança”, que a Al-Qaeda planeja ataques de alto impacto contra o território dos Estados Unidos. Segundo o diretor, os ataques teriam um “impressionante” poder de destruição e uma enorme quantidade de vítimas.

Qual seria o efeito de um novo ataque terrorista?
(…)é difícil mensurar a dimensão do efeito nos mercados, mas a primeira reação dos investidores certamente seria a de sair dos ativos de renda variável

O chefe da agência alerta que a Al-Qaeda busca alvos que possam produzir um grande número de vítimas, destruição impressionante e “seqüelas econômicas significativas”. “Quero ser o mais direto possível sobre o perigo que temos pela frente”, completou.

Efeitos do 11/09 no mercado financeiro

Em 11 de setembro de 2001, após os ataques atribuídos ao grupo terrorista Al-Qaeda no centro de Manhattan, derrubando as torres do World Trade Center e no Pentágono, o Ibovespa encerrou as negociações com antecedência, amargando uma queda de aproximadamente 9%.

Nos EUA, as bolsas não abriram no dia 11 e só retomaram as negociações seis dias depois, com o índice Dow Jones fechando em queda de 7%.