“As pessoas poderiam tratar o Guido como ele deveria ser tratado”, diz Lula no Twitter

Ex-presidente sai em defesa de Guido Mantega, que foi alvo de prisão temporária nesta quinta

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse em seu perfil no twitter que as pessoas poderiam tratar o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, como ele deveria ser tratado. Mantega foi alvo de prisão na 34ª fase da Operação Lava Jato, chamada Arquivo X, conduzida nesta quinta-feira (22) pela Polícia Federal. 

O ex-ministro é investigado sob suspeita de ter participado do suposto esquema de companhias que se associaram em forma de consórcio para obter os contratos de construção de duas plataformas de exploração da Petrobras (PETR3; PETR4) para a exploração do pré-sal. Segundo a PF, essa associação teria se dado por meio de fraude do processo licitatório, corrupção de agentes públicos e repasses de recursos a agentes e partidos políticos responsáveis pelas indicações de cargos importantes da estatal petrolífera. 

Mantega teria, em 2012, atuado diretamente junto ao comando de uma das empresas para negociar o repasse de recursos para pagamentos de dívidas de campanha do PT. “Estes valores teriam como destino pessoas já investigadas na operação e que atuavam no marketing e propaganda de campanhas políticas do mesmo partido”, afirma a PF.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A prisão de Mantega, que foi ministro da Fazenda de março de 2006 a janeiro de 2015, foi realizada em caráter temporário. O mandado tem prazo de cinco dias, podendo ser prorrogado pelo mesmo período ou convertido em preventivo, que é quando o preso fica detido por tempo indeterminado.  

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.