Arthur Virgílio cobra plano de investimento mais claro para Refinaria de Manaus

Senador recebeu apoio de Agripino Maia, que aproveitou para defender quebra de monopólio na exploração petrolífera

Publicidade

SÃO PAULO – O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) cobrou, nesta terça-feira (22), um plano de investimento mais claro sobre a Remam (Refinaria de Manaus). Virgílio teme a possibilidade de desativação da refinaria, o que poderia implicar em uma redução entre 25% e 30% da arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços do Amazonas) do estado do Amazonas. 

No Plano Estratégico da Petrobras, permanecem indefinidos os projetos de investimento na Remam. “A refinaria deve receber investimentos à altura do que se pretende fazer dela, um polo petroquímico”, disse Virgílio.

Caso não haja uma resposta satisfatória do governo, o senador ameaça obstruir as sessões do Congresso na próxima semana. Assim, atrasar a votação do projeto de Diretrizes Orçamentárias será o maior objetivo de Virgílio, já que a desativação da refinaria afetaria a capacidade de investimento do Estado.

Continua depois da publicidade

Votação da Petro-Sal deve ocorrer na quarta-feira
O senador Agripino Maia (DEM-RN) solidarizou-se ao senador e aproveitou para defender a quebra do monopólio na exploração do petróleo nacional. Para Maia, com a estatização da gerência do pré-sal, a Petro-Sal representará um retrocesso.

A votação do projeto de lei que institui a Petro-Sal deve ocorrer nesta quarta-feira (23), já que nesta sessão, apesar de haver quórum necessário, o relator Tasso Jereissati (PSDB-CE) não compareceu ao Senado.

Jereissati é contra o regime de partilha da produção e, consequentemente, contra a criação da Petro-Sal.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.