Aprovação de Dilma despenca para 5% e 60% apoiam impeachment, diz Ipsos

Pesquisa mostra uma piora brutal na aprovação da presidente, que é vista como uma governante ruim ou péssima por 79% dos entrevistados

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Segundo o instituto de pesquisa Ipsos, 92% dos brasileiros acreditam que o Brasil está no rumo errado. O mesmo instituto mostrou uma queda brutal na aprovação da presidente Dilma Rousseff, que foi de 48% em outubro de 2014 para 5% neste mês. A pesquisa também mostrou que 60% dos brasileiros apoiam o impeachment da presidente. 

Dentro da rejeição da presidente, o dado mais impactante é que a proporção de entrevistados que consideram o seu governo ruim ou péssimo é de 79%. A avaliação regular foi de 15% e a de ótima ou boa foi de 5%. 

Sobre o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, 60% discordam da afirmação de que ele seja honesto, sendo que apenas 25% concordam.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Em relação à Operação Lava Jato, 36% dos brasileiros disseram que ouviram falar, mas que não sabem quase nada a respeito. Outros 36% sabem algo a respeito, 15% sabem o bastante e 6% dizem saber “muito” sobre o caso. Para 90% dos entrevistados, a Lava Jato deve continuar a qualquer custo. 

A preferência pelo PT entre os partidos também caiu drasticamente desde 2014, indo de 28% para 6% atualmente. Mais do que isso, a descrença nos partidos políticos em geral aumentou, com 82% dos brasileiros respondendo que não possuem preferência partidária, contra apenas 37% em 2002. 

Os dados foram coletados com 1.200 entrevistados em 72 municípios de 13 a 27 de janeiro com margem de erro de três pontos percentuais para cima ou para baixo. 

Continua depois da publicidade

Baixe agora a Carteira InfoMoney 2016! Basta deixar o seu email abaixo: