Após vitória de Lula, Arthur Lira diz que é hora de “pacificar o país”

Arthur Lira parabeniza o presidente eleito do Brasil e afirma que o novo governo deve unir a população e não pode pensar em “revanchismos”

Fábio Matos

Arthur Lira (PP-AL) discursa no plenário da Câmara dos Deputados (Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

Publicidade

Aliado de Jair Bolsonaro (PL), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi a primeira grande liderança política a se manifestar após a confirmação oficial da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida pelo Palácio do Planalto.

Em rápido pronunciamento na residência oficial, Lira disse que o novo governo deve procurar unir a sociedade brasileira e não pode pensar em “revanchismos”.

“Ao presidente eleito, a Câmara dos Deputados já deu os parabéns e a reafirma seu compromisso com o Brasil”, afirmou Lira. “É hora de desarmar os espíritos e estender as mãos aos adversários, debater e construir pontes”.

Continua depois da publicidade

O parlamentar estava acompanhado dos deputados Ricardo Barros (PP-PR), que é líder do governo na casa legislativa, e dos deputados André Fufuca (PP-MA) e Celso Sabino (União Brasil-PA).

“Tudo o que for feito daqui para frente tem que ter um único princípio: pacificar o país e dar melhor qualidade de vida ao povo brasileiro”, prosseguiu Lira. “É preciso ouvir a voz de todos, mesmo divergentes, e trabalhar para atender a aspirações mais amplas.”

Em seu discurso, o presidente da Câmara afirmou que o resultado da eleição deve ser respeitado.

Continua depois da publicidade

“Da mesma forma que afirmarmos a lisura, a estabilidade e a confirmação da vontade popular, não podemos aceitar revanchismos ou perseguições, seja de que lado for”, afirmou.

Segundo Lira, os eleitores brasileiros manifestaram, já no primeiro turno do pleito, em 2 de outubro, que desejam “um Brasil no caminho das reformas e de um estado menor e mais eficiente”. “Esse recado foi dado e deverá ser levado a sério”, disse.

Leia a íntegra do discurso:

Continua depois da publicidade

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.