Após veto ao pacote de austeridade fiscal, Fitch rebaixa rating de Portugal

Nota da agência para o país caiu de A+ para A- e diretor afirma que credibilidade no programa de reforma estrutural ficou abalada

Publicidade

SÃO PAULO – A intensificação da crise fiscal fez com que a Fitch Ratings rebaixasse os ratings de longo prazo em moeda local e estrangeira de Portugal, passando de “A+” para “A-“, sendo que as notas também foram colocadas em revisão negativa. O rating de curto prazo também foi cortado de “F1” para “F2”. O anúncio foi feito pela agência de classificação de riscos nesta quinta-feira (24).

Segundo Douglas Renwick, diretor da agência, o rebaixamento ocorreu em função do fracasso do Parlamento em aprovar um plano de ajuste para estabilizar a economia do país e da renúncia do primeiro-ministro português, José Sócrates, fazendo com que os riscos fiscais aumentassem. 

Risco aumentou
A Fitch já havia cortado os ratings de Portugal em 23 de dezembro de 2010. Na época, a agência alertou para a necessidade de medidas fiscais adicionais para assegurar o “ambicioso” déficit de 4,6% do PIB (Produto Interno Bruto). Como essas medidas não vieram, a incerteza política no país aumentou e a credibilidade no programa de reforma estrutural e fiscal de Portugal ficou sensivelmente enfraquecida.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Portanto, aumentam significativamente as chances de Portugal requer suporte multilateral no curto prazo”, acrescentou Renwick. Além disso, o fato de os ratings terem sido colocados sob revisão negativa significa que há a probabilidade de vir um novo rebaixamento nos próximos três ou seis meses. 

Plano não é aprovado e Sócrates cai
Na véspera, o parlamento português vetou o plano de austeridade fiscal proposto pelo governo. Os partidos de oposição, por sua vez, se uniram e barraram as medidas, que eram parte do plano do governo português para o período entre 2011 e 2014 – causando assim a renúncia do primeiro-ministro do país.

Sócrates já havia anunciado antes da votação que, caso a proposta não passasse pelo parlamento, renunciaria a seu cargo. Após reunião com o presidente de Portugal, Cavaco Silva, o primeiro-ministro fez um breve discurso recheado de críticas à oposição.

Continua depois da publicidade

“Sempre alertei para as consequências negativas de um programa de ajuda externa (…) Foi por isso que até ao último minuto mantive disponibilidade total para negociar com todos. E pedi a todos que pensassem duas vezes antes de o fazer. Lamento que tenha sido o único a fazê-lo”, disse Sócrates em discurso, completando que o resultado da votação reflete a busca pelo poder, e não exprime a vontade do povo.

Preocupação é maior dessa vez
Assim, diante desse agravamento da situação fiscal no país, parece cada vez mais concreto que Portugal possa recorrer ao FMI (Fundo Monetário Internacional). Em meio à crise, analistas do Société Générale classificam a situação do país como “insustentável” e dão como certa a necessidade de um pedido de auxílio econômico.

Isso aumenta a preocupação do mercado, uma vez que a economia portuguesa tem importância maior em relação às demais que recorreram a esse tipo de ajuda – Irlanda e Grécia. 

Vale destacar que, ignorando as referências negativas portuguesas, os principais índices acionários europeus terminaram a sessão em alta. O PSI-20, índice português, encerrou o dia com alta superior a 1%.

Confira abaixo a metodologia de notas das principais agências:

S&P Moody´s Fitch Grau
AAA
AA+
AA
AA-
A+
A
A-
BBB+
BBB
BBB-
Aaa
Aa1
Aa2
Aa3
A1
A2
A3
Baa1
Baa2
Baa3
AAA
AA+
AA
AA-
A+
A
A-
BBB+
BBB
BBB-
Investimento
BB+
BB
BB-
B+
B
B-
CCC
CC
C
D
Ba1
Ba2
Ba3
B1
B2
B3
Caa
Ca
C
Wr
BB+
BB
BB-
B+
B
B-
CCC
CC
C
D
Especulativo

 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.