Após polêmica com votação de medidas anticorrupção, Joaquim Barbosa provoca: “Bem, eu avisei”

Não só a Câmara aprovou a proposta, como o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), tentou votar em urgência a medida nesta noite

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, não se pronunciava no Twitter (canal que usa bastante para comentar as notícias política) desde 31 de agosto, mas em meio as polêmicas alterações no pacote de 10 Medidas de Combate à Corrupção na Câmara, ele voltou para a rede social e provocou: “Bem, em avisei!!!”.

Barbosa sempre foi muito crítico ao impeachment de Dilma Rousseff, que colocou Michel Temer no poder, e em sua última manifestação no Twitter criticou exatamente este momento, chamando o processo de “impeachment tabajara”. Na ocasião, ele afirmou que a Presidência da República estava “nas mãos de um homem conservador, ultrapassado, desconectado do país, como aliás sua antecessora” e que o Congresso também estaria “inteiramente dominado pelas mesmas forças conservadoras”.

“É aí que mora o perigo! Numa situação como essa, o errado torna-se certo; o crime vira virtude; nada se pode fazer. As vozes divergentes tendem a silenciar-se. Ou a serem silenciadas. Desperta, Brasil!”, disse o ex-presidente do STF em setembro.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

E é após estas declarações, que ele deixa sua provocação em meio às reações de membros do Judiciário e do Ministério Público às alterações no projeto de combate à corrupção. Vale destacar que não só a Câmara aprovou a proposta, como o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), tentou votar em urgência a medida nesta noite, sendo derrotado pelos senadores.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.