Após Ibope, ADRs da Petrobras caem mais de 2% em Nova York; bancos também recuam

Em dia sem negociações na Bovespa por conta do feriado de Corpus Christi, papéis das estatais brasileiras negociados no exterior repercutem estabilidade de Dilma em nova pesquisa eleitoral

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Apesar de revelar queda na popularidade da presidente Dilma Rousseff nesta quinta-feira (19), a pesquisa CNI/Ibope não animou quem investe nas ações das empresas brasileiras negociadas no exterior. Em dia sem negociações na Bovespa por conta do feriado de Corpus Christi, os investidores se mostraram pessimistas com os dados apresentados na nova pesquisa eleitoral e trouxeram reflexos nas ADRs (American Depositary Receipt) negociadas na Nyse da Petrobras (PETR3; PETR4), Bradesco (BBDC3; BBDC4), Itaú Unibanco (ITUB4) e Eletrobras (ELET3; ELET6).

A relativa estabilidade da atual presidente na casa dos 39% das intenções de voto do eleitorado brasileiro, se usado como comparativo o último levantamento Ibope, não foi capaz de trazer um novo movimento eufórico nos papéis das empresas brasileiras. Ao contrário dos ralis eleitorais anteriores, com os investidores aproveitando para comprar mais ações a cada queda de Dilma na corrida às urnas, prevalece nesta sessão a maior aversão a riscos por boa parte do mercado – e esse movimento tem grandes chances de se refletir na abertura da Bovespa na volta do feriado.

Às 12h15 (horário de Brasília), os ADRs da Petrobras, sob os tickers PBR (para os ordinários) e PBR.A (equivalentes aos preferenciais), apresentavam queda entre 1,7% e 2,5%. Movimento negativo também foi visto nos papéis dos bancos Itaú Unibanco e Bradesco, ambas com perdas na casa de 1%. Nem mesmo os papéis da Eletrobras driblam o dia negativo. Após chegarem a registrar ganhos no pré-market e início do pregão regular, as ADRs EBR e EBR.B acumulam variações negativas similares às das ações da petrolífera. Vale lembrar que as ações das estatais costumam responder com mais sensibilidade aos resultados de pesquisas eleitorais, tendo em vista sua maior exposição a eventuais alterações no comando do País.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O indicador de mal humor do mercado com a pesquisa Ibope pode indicar abertura no vermelho para a Bovespa amanhã. No entanto, vale destacar que isso não necessariamente indica que o dia será de perdas para as principais ações da bolsa brasileira. De qualquer forma, ficar de olho no movimento das ADRs pode representar uma boa chance para antecipar o mercado e ganhar dinheiro com os movimentos das ações na volta do feriado no Brasil.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.