Após ganhar eleição, Nicolás Maduro herdará situação econômica complicada

Votação que elegeu Maduro foi a mais acirrada disputa presidencial em quase meio século na Venezuela

Reuters

Nicolás Maduro, ditador da Venezuela

Publicidade

CARACAS – O presidente eleito da Venezuela, Nicolás Maduro, enfrenta um difícil panorama econômico de inflação em alta e crescimento em baixa, o que fica ainda mais complicado diante da sua apertada vitória eleitoral de domingo, que está sendo contestada pela oposição.

Maduro, herdeiro político do falecido líder socialista Hugo Chávez, venceu a eleição por apenas 1,6 ponto percentual, na mais acirrada disputa presidencial em quase meio século na Venezuela.

Por causa dos amplos programas sociais financiados pelo petróleo e pela comoção provocada pela morte de Chávez, que morreu de câncer em 5 de março, existia a ampla expectativa de que Maduro teria uma vitória fácil contra o oposicionista Henrique Capriles. Mas, diante da diferença apertada, Capriles não reconheceu o resultado oficial e exigiu uma recontagem.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A percepção de que Maduro tem um mandato fraco pode motivar contestações de dentro da heterogênea coalizão formada em torno de Chávez, e a sobrecarga sobre as finanças públicas pode obrigá-lo a reduzir a generosidade dos programas sociais.

A maioria dos economistas prevê que a economia da Venezuela irá se desacelerar neste ano, por causa da redução dos gastos públicos, depois dos fortes dispêndios de 2012, que ajudaram Chávez a conquistar em outubro o seu quarto mandato, que ele não chegou a assumir.

Ao mesmo tempo, a inflação anual pode chegar a 30 por cento graças a uma desvalorização cambial e a uma maior oferta de dinheiro. Desabastecimentos periódicos de produtos como remédios e farinha de milho devem continuar sendo um transtorno.

Continua depois da publicidade

“Veremos uma redução nos gastos do governo, principalmente no programa de construção de moradias, e a desvalorização também vai limitar o crescimento”, disse Angel Garcia, da consultoria Econometrica, que faz críticas ao governo. “Será um ano de inflação com crescimento estagnado.”

Há, no entanto, poucos sinais de que a situação pode descambar para uma crise completa, que obrigue a Venezuela a declarar uma moratória da sua dívida. Os investidores de Wall Street, que durante anos zombaram do socialismo venezuelano, devem continuar comprando seus lucrativos títulos públicos.

E os apoiadores do governo há muito tempo riem das previsões apocalípticas de caos econômico feitas pela oposição, que sempre acabaram se provando exageradas ou simplesmente erradas.

Continua depois da publicidade

Mas, como a oposição questiona a legitimidade do novo presidente, Maduro poderá ter pouca margem para medidas pragmáticas, como desmontar os controles governamentais sobre preços e câmbio, que criam distorções econômicas.

Sua vitória apertada pode também sufocar as especulações de que ele buscaria um novo ministro das Finanças, no lugar de Jorge Giordani, que comandou a expansão dos controles estatais ocorrida na era Chávez.

O governo, no entanto, mantém suas projeções de que o crescimento neste ano será de 6 por cento, e aliados de Maduro dizem que as especulações sobre uma desaceleração são parte de uma campanha difamatória.

Publicidade

“Não deve haver desaceleração, o crescimento deve ser similar ao de 2012”, disse o economista José Pina, cujas análises tendem a ser semelhantes às de funcionários do governo.

Ele disse que a inflação de 2013 será próxima dos 20 por cento registrados em 2012, mas que isso não causa muita preocupação aos trabalhadores, porque aumentos planejados para o salário mínimo elevarão o poder de compra.

Críticos dos analistas de Wall Street observam que suas projeções do ano passado para a Venezuela superestimaram consideravelmente a inflação e a emissão de títulos da dívida.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.