“Após decisão sobre impeachment, Cunha se transformará em um fardo para governo”, diz LCA

De acordo com a consultoria, o custo político para Dilma por negociar acordo com o presidente da Câmara dos Deputados é elevado

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A novela entre o governo, a oposição e Eduardo Cunha (PMDB-RJ) sobre a tramitação dos pedidos de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff e em qual lado o presidente da Câmara está segue gerando muitas especulações no noticiário político. 

Cunha negou os rumores e chegou a tratá-los como ridículos. Mas o que tem sido dito no noticiário é de que, se um lado, Cunha poderia evitar a abertura de um processo de impeachment contra a presidente enquanto, de outro, o governo salvaria o mandato ao impedir que os deputados petistas votem pela sua cassação no Conselho de Ética. 

De acordo com o noticiário, o acordo teria sido tratado num almoço entre o  vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP), Cunha e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o que também foi negado pelo deputado. 

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Nesta semana, o PSOL e a Rede, com apoio de metade da bancada do PT na Câmara, protocolaram  no Conselho de Ética da Câmara, uma representação com o pedido de cassação do mandato do presidente da Casa. 46 dos 512 integrantes da Câmara, ou seja menos de 10% do total, que integram sete partidos políticos, assinaram o pedido. Entre eles 32 dos 62 petistas.

Conforme destaca a LCA Consultores, em termos  de votos no Conselho de Ética e no Plenário, o núcleo duro do governo (PT e PCdoB) se equivale ao da oposição (PSDB, DEM, PPS e Solidariedade). Ambos, aliados ao grupo que ainda apoia Cunha – 80 a 100 deputados -, podem potencialmente garantir que a maioria absoluta necessária à cassação no Conselho e no Plenário não seja atingida.

“O custo político para Dilma por negociar este acordo com Cunha é elevado”, afirma a LCA. Segundo a consultoria, será constrangedor para os deputados do PT votar contra a cassação de Cunha em público em sessões transmitidas ao vivo pela televisão. “Ou seja, após a decisão a respeito do impeachment, Cunha se transformará em um fardo para o governo”.

Continua depois da publicidade


Como garimpar boas ações? Deixe seu email e descubra uma forma tão simples que até um menino de 10 anos consegue usar!

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.