AO VIVO Giba Coelho, analista técnico da XP, ensina como se tornar um trader consistente

Giba Coelho, analista técnico da XP, ensina como se tornar um trader consistente

Política no radar

“Após decisão sobre impeachment, Cunha se transformará em um fardo para governo”, diz LCA

De acordo com a consultoria, o custo político para Dilma por negociar acordo com o presidente da Câmara dos Deputados é elevado

SÃO PAULO – A novela entre o governo, a oposição e Eduardo Cunha (PMDB-RJ) sobre a tramitação dos pedidos de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff e em qual lado o presidente da Câmara está segue gerando muitas especulações no noticiário político. 

Cunha negou os rumores e chegou a tratá-los como ridículos. Mas o que tem sido dito no noticiário é de que, se um lado, Cunha poderia evitar a abertura de um processo de impeachment contra a presidente enquanto, de outro, o governo salvaria o mandato ao impedir que os deputados petistas votem pela sua cassação no Conselho de Ética. 

De acordo com o noticiário, o acordo teria sido tratado num almoço entre o  vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP), Cunha e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o que também foi negado pelo deputado. 

PUBLICIDADE

Nesta semana, o PSOL e a Rede, com apoio de metade da bancada do PT na Câmara, protocolaram  no Conselho de Ética da Câmara, uma representação com o pedido de cassação do mandato do presidente da Casa. 46 dos 512 integrantes da Câmara, ou seja menos de 10% do total, que integram sete partidos políticos, assinaram o pedido. Entre eles 32 dos 62 petistas.

Conforme destaca a LCA Consultores, em termos  de votos no Conselho de Ética e no Plenário, o núcleo duro do governo (PT e PCdoB) se equivale ao da oposição (PSDB, DEM, PPS e Solidariedade). Ambos, aliados ao grupo que ainda apoia Cunha – 80 a 100 deputados -, podem potencialmente garantir que a maioria absoluta necessária à cassação no Conselho e no Plenário não seja atingida.

“O custo político para Dilma por negociar este acordo com Cunha é elevado”, afirma a LCA. Segundo a consultoria, será constrangedor para os deputados do PT votar contra a cassação de Cunha em público em sessões transmitidas ao vivo pela televisão. “Ou seja, após a decisão a respeito do impeachment, Cunha se transformará em um fardo para o governo”.


Como garimpar boas ações? Deixe seu email e descubra uma forma tão simples que até um menino de 10 anos consegue usar!