Após decisão do STF, defesa de Lula pede que Sérgio Moro envie para SP ações contra petista

Na avaliação de diversos especialistas, a decisão da Segunda Turma abriu um novo caminho de atuação à defesa de Lula

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolaram, na tarde desta quarta-feira (25), petição solicitando que o juiz federal Sérgio Moro envie “para livre distribuição” na Justiça de São Paulo, as ações penais referentes ao sítio de Atibaia e a compra de um terreno para seu instituto. As informações foram dadas pela coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

A defesa do líder petista argumenta que o pedido se apoia em decisão tomada ontem pela Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal), que tirou das mãos de Moro delações da Odebrecht que tratam de investigações referentes a Lula. De acordo com a matéria, a petição foi entregue à Justiça do Paraná minutos após a força-tarefa da Lava Jato criticar a posição dos magistrados e reivindicar a manutenção dos casos sob a jurisdição de Moro.

Na avaliação de diversos especialistas, a decisão da Segunda Turma abriu um novo caminho de atuação à defesa de Lula. Embora trate especificamente das delações da empreiteira, é possível os advogados tentam alargar os efeitos de tal entendimento, alegando incompetência jurídica de Moro para tratar dos casos que envolvem o ex-presidente.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Quer saber mais sobre o cenário político e como se aproveitar dele? Clique aqui e assine o Mapa Político

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.