Lula condenado

Após condenação, Lula consolou advogados por quase meia hora: “eles achavam que podiam ganhar”

Decisão dura do TRF-4 abalou até mesmo os advogados do petista

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A decisão unânime no TRF (Tribunal Regional Federal) da 4ª região de condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, além disso, elevar a pena de nove anos e meio para doze anos e um mês abateu até mesmo os advogados do petista. 

Segundo afirma a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, logo após o duro resultado na corte, Lula  disse a correligionários que teve que consolar seus defensores por quase meia hora no telefone. “Eles achavam que podiam ganhar”, narrou.

 Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Aprenda a investir na bolsa

Em entrevista coletiva na noite de quarta-feira, os advogados de Lula criticaram a decisão do TRF. “Nenhum dos votos indicou nem o uso da função pública e tampouco o recebimento de qualquer vantagem indevida. Prevaleceu o conceito de atos indeterminados” disse Zanin, para quem as acusações estão no “campo da cogitação”. Ele afirmou que a equipe de advogados usará de todos os meios para impugnar a decisão. 

Enquanto isso, na esquerda, a perspectiva é de que não se deixará de atacar a “seletividade da Justiça”, mas vão inflar nomes já postos como opção ao ex-presidente, como Ciro Gomes (PDT) e Manuela D’Ávila (PC do B), o que poderia aumentar o isolamento do PT. Advogados ligados ao PT apostam que o TRF-4 vai concluir o julgamento do recurso a que Lula tem direito em pouquíssimo tempo.