Após colapso do sistema de saúde em Manaus, Bolsonaro é alvo de panelaços

Evento, convocado por políticos e personalidades pelas redes sociais, foi recado de insatisfação com a forma como o governo tem lidado com a pandemia

Equipe InfoMoney

Jair Bolsonaro (Foto: Isac Nóbrega/PR)

Publicidade

SÃO PAULO – Em meio à escalada de casos e óbitos por Covid-19 pelo país e ao colapso do sistema de saúde no Amazonas, brasileiros em diversas cidades fizeram panelaços contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na noite desta sexta-feira (15).

O evento, convocado por políticos e personalidades pelas redes sociais e aplicativos de mensagens, foi um recado da insatisfação de eleitores com a forma como o governo federal tem lidado com a pandemia do novo coronavírus.

As primeiras convocações para o panelaço foram feitas pela Frente Povo Sem Medo, organização que reúne movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos de esquerda. Ao longo do dia, o movimento ganhou o apoio de outras figuras, como o empresário e apresentador Luciano Huck. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), defendeu manifestações nas janelas contra o presidente.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O estopim para os atos foi o agravamento da situação da pandemia em Manaus (AM), que sofre com a falta de oxigênio nas unidades hospitalares desde quinta-feira (14), o que levou à morte de pacientes por asfixia. Manifestantes também criticaram a demora no início da campanha de vacinação contra o novo coronavírus.

Os panelaços, acompanhados de gritos de “Fora, Bolsonaro” e “genocida”, começaram a ser ouvidos por volta das 20h20. Há relatos e vídeos publicados nas redes sociais das manifestações em Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Na capital paulista, as manifestações foram ouvidas em bairros de todas as regiões. Edifícios do centro também tiveram projeções pedindo o impeachment de Bolsonaro – coro entoado por muitos manifestantes.

Continua depois da publicidade

Não é a primeira vez que brasileiros organizam panelaços contra o presidente durante a crise sanitária. Em março, mês em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou pandemia de Covid-19, houve 14 dias consecutivos de manifestações contra Bolsonaro em diversas capitais do país.

Além do som das panelas, as pessoas pediam a saída do presidente, em reação a declarações minimizando a pandemia e atitudes que iam de encontro com as recomendações de autoridades médicas, como a promoção de aglomerações – inclusive, em manifestações antidemocráticas, que pediam o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.