Após cirurgia, Lula planeja viagem internacional para mais 3 países

Próximo compromisso internacional deve ser a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai

Agência Brasil

Brasília (DF), 24.10.2023 - Presidente Lula é entrevistado pelo jornalista Marcos Uchoa para o programa Conversa com o Presidente. Imagem: Canal Gov

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já planeja a sua próxima viagem internacional, em novembro e dezembro, após a cirurgia a que foi submetido, em 29 de setembro, para restauração da articulação do quadril direito. Lula deve cumprir agendas na Arábia Saudita, nos Emirados Árabes e na Alemanha.

O presidente entrou na quarta semana de recuperação. Nesta terça-feira (23), no programa semanal Conversa com o Presidente, ele disse que, entre 6 a 8 semanas após o procedimento, será avaliado pela equipe médica, para só então ser liberado para retomar as viagens. “Ainda tenho quatro semanas [de recuperação] em casa, no [Palácio da] Alvorada, pra depois então pensar em viajar”, disse.

O próximo compromisso internacional deve ser a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no fim de novembro, seguida de uma visita à Alemanha, em 4 e 5 de dezembro. Antes de Dubai, Lula deve passar na Arábia Saudita para tratar sobre os investimentos do país em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Antes disso, entretanto, ele pretende visitar alguns estados. Nesta segunda-feira (23), Lula voltou a despachar no Palácio do Planalto e a participar presencialmente de eventos.

“Eu estou bem. A cirurgia está perfeitamente bem, já estou recuperando a normalidade, já estou conseguindo andar totalmente a vontade. Não posso fazer todos movimentos ainda porque, segundo orientação médica, só vou ficar recuperado entre 6 a 8 semanas [após a cirurgia]”, disse. “O médico fala o seguinte, quando você é muito autossuficiente e pensa que está bem e que pode fazer tudo, vai estragar a cirurgia. Então, eu tenho que tomar muito cuidado, estou voltando a trabalhar aos poucos”, contou Lula.

Dores no quadril

O presidente tinha artrose na cabeça do fêmur do quadril direito, que é um desgaste na cartilagem que reveste as articulações, o que causa dores e até limitações de movimento. Nos últimos meses antes da cirurgia, ele vinha se queixando de dores com mais frequência.

Continua depois da publicidade

Lula foi submetido a uma artroplastia total do quadril, procedimento que substitui a articulação do quadril doente por uma prótese artificial. Além dela, ele passou por uma blefaroplastia, cirurgia plástica para retirar o excesso de pele das pálpebras.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.