Após Aquarius, diretor de filme brasileiro em Berlim lê manifesto contra o governo Temer

Marcelo Gomes e fez um discurso em que afirmou que o país "sofreu um golpe parlamentar" e aproveitou para dedicar a sessão "a todos os que estavam resistindo ao governo ilegítimo"

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Nem um ano se passou desde o protesto da equipe do filme “Aquarius” em Cannes e uma nova manifestação política da classe foi visto no exterior. Após a sessão de gala de “Joaquim”, na noite de quinta-feira (16), no Festival de Berlim, o diretor Marcelo Gomes leu um manifesto de cineastas contra o governo de Michel Temer.

 Gomes subiu ao palco do Berlinale Palast e fez um discurso em que afirmou que o país “sofreu um golpe parlamentar” e aproveitou para dedicar a sessão “a todos os que estavam resistindo ao governo ilegítimo”. Na plateia, vários espectadores seguravam cartazes com os dizeres “Temer raus” (“Fora, Temer” em alemão) e gritavam palavras de ordem.

 Logo após a sessão para a imprensa, em que o filme foi bastante elogiado, houve uma entrevista coletiva com o diretor, que leu uma carta assinada por representantes de 11 dos 12 filmes brasileiros que fazem parte da seleção oficial (apenas João Moreira Salles não assinou).

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Estamos vivendo uma grave crise democrática no Brasil. Em quase um ano sob esse governo ilegítimo, direitos da educação, saúde, trabalhistas foram duramente atingidos. Junto com todos os outros setores, o audiovisual brasileiro, especialmente o autoral, corre sério risco de acabar”, diz o documento.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Gomes disse não temer sofrer com problemas após esta manifestação como aconteceu com “Aquarius” – após o ato em Cannes, o filme de Kleber Mendonça Filho recebeu classificação indicativa de 18 anos e foi desbancado para tentar o Oscar, o que despertou suspeitas de retaliação política.

“Seria uma bobagem, como foi bobagem o que fizeram com ‘Aquarius'”, afirmou. “Tem que acabar esse flá-flu. O filme é para todos os brasileiros refletirem sobre o passado e mudarem o presente”, completou o diretor.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.