Publicidade
Além de atacar as privatizações e defender uma participação maior do Estado na economia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a gestão da Vale (VALE3), nesta terça-feira (27), ao participar de um evento na sede da Telebras, em Brasília (DF).
Lula visitou o Centro de Operações Espaciais Principal (Cope-P) da Telebras, em Brasília (DF). Na cerimônia, foi assinado um contrato entre a Telebras e o Ministério do Trabalho e Emprego para o fornecimento de serviços de telecomunicações de longa distância.
Segundo o Planalto, a iniciativa permitirá a conectividade segura entre as 409 agências do Ministério do Trabalho, com monitoramento contra ataques cibernéticos 24 horas por dia.
Continua depois da publicidade
Em seu pronunciamento, Lula ressaltou que não se opõe à iniciativa privada, mas defende um trabalho “conjunto” entre o Estado e as empresas, e não pura e simplesmente a venda do patrimônio nacional.
“Para que serve o Estado? Para que serve o governo? Eu não falo isso contra iniciativa privada. Acho que nós temos de trabalhar juntos com a iniciativa privada, mas trabalhar em parceria. Eu não preciso desmontar o Estado”, disse Lula.
“A Vale sempre foi um orgulho deste país. A gente sabia quem era o presidente da Vale”, disse Lula.
Continua depois da publicidade
“Hoje, nessa discussão para receber o dinheiro de Mariana [MG] que prometeram para o povo [indenização pelo rompimento de uma barragem em Mariana, em 2015], você não tem dono. É uma ‘corporation’, um monte de gente com 2%, um monte de gente com 3%, e você não sabe quem é o dono. É importante que essas empresas tenham um nome, tenham o cara, tenham identidade”, afirmou Lula.
“É que nem cachorro de muito dono: morre de fome ou morre de sede porque todo mundo pensa que colocou água, todo mundo pensa que deu comida e ninguém colocou”, ironizou o presidente.
Novo comando
Na noite de segunda-feira (26), o Conselho de Administração da Vale anunciou a eleição de Gustavo Pimenta como novo presidente da companhia, por unanimidade.
Continua depois da publicidade
Pimenta é o atual vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores e substituirá Eduardo Bartolomeo, que está no comando da mineradora desde março de 2019 e continuará à frente da Vale até o dia 31 de dezembro deste ano.