Eleições

Aplicativo revela na hora quanto cada candidato arrecadou para campanha até agora

Com o plugin "Verdinhas", o eleitor pode visualizar, em qualquer site que estiver navegando, quanto determinado candidato já arrecadou e quem está financiando a campanha

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Você sabe quem são as principais empresas e pessoas que estão financiando a campanha do seu candidato? Na última semana entrou no ar um novo plugin para navegadores de internet exatamente focado neste negócio. O aplicativo “Verdinhas” foi lançado com o objetivo de ajudar o eleitor a, em qualquer site que estiver visitando, conseguir visualizar quanto cada candidato arrecadou até o momento, de quais empresas ou pessoas vem o dinheiro, e ainda comparar com o valor da última eleição.

Segundo o site do plugin, a “ideia é que qualquer pessoa possa ver de forma simplificada quem bancou os políticos – e ter acesso a essa informação enquanto navega por notícias e informações dos candidatos, para que possa saber, na hora, se o político está influenciado por determinado setor em suas decisões”. O aplicativo pode ser baixado e instalado pelo site www.verdinhas.org.br/website.

Atualmente o plugin está disponível apenas para o Chrome, onde pode ser baixado pelo Google Play, mas de acordo com os criadores, as versões para Firefox e Safari estarão disponíveis em breve. Após instalar, o aplicativo exibirá um símbolo ao lado da barra de navegação. Ao clicar nele será ativada a funcionalidade do “Verdinhas”, que irá destacar os nomes dos candidatos em qualquer página web. Com isso, basta passar o mouse pelo nome do candidato para que um popup se abra com as informações sobre os doadores.

Aprenda a investir na bolsa

Vale destacar que neste ano é a primeira vez que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulga os dados de doações para as campanhas antes das eleições. Com isso, o plugin ganha ainda mais relevância, já que o eleitor pode acompanhar de perto quais setores, empresas ou pessoas estão financiando seus candidatos.