Apesar de favorável, recuo tímido do IPCA em fevereiro não entusiasma economistas

Desempenho do item alimentação é exaltado; na outra ponta, forte alta do segmento educação é destaque negativo

Publicidade

SÃO PAULO – A ligeira queda mensal do IPCA (Índice de Preços aos Consumidor Amplo), de 0,83% para 0,80%, não entusaismou analistas, entretanto, o ” comportamento extremamente benigno do grupo alimentação na margem” mereceu o destaque do economista André Perfeito, da Gradual Investimentos.

“O conjunto dos alimentos recuou de 1,16% o mês passado para 0,23% agora e sugerem que, depois de ter subido tanto nos últimos meses, agora é vez de certo arrefecimento”, avaliou Perfeito.

Fatores de pressão
Já Julio Hegedus Netto, da Interbolsa, além de destacar o desempenho dos alimentos, deu ênfase ao item educação, o qual apresentou forte avanço ao atingir 5,8% frente aos 0,3% de alta registrados no mês anterior.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Hegedus Netto pede atenção ao comportamento destes itens em março, em razão do impacto de alguns preços administrados, como as tarifas dos transporte público em São Paulo, recém reajustadas. “Somado a isto, ainda teremos impacto do grupo educação em alguns estados”, finalizou o economista.

Por fim, a equipe do Banif também destaca a inflação dos alimentos como principal responsável pelo índice ter recuado acima do esperado. Contudo, “o núcleo da inflação continua elevado, tendo subido 5,85% nos últimos 12 meses, enquanto o índice de difusão permanece acima da média histórica” alerta a instituição.

Em suma, mesmo com a queda tendo superado previsões, o IPCA de fevereiro sugere que o panorama para a inflação no médio prazo permanece preocupante. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.