Apenas 77 cidades do Brasil poderão ter segundo turno nessas eleições

Dos mais de 5 mil municípios, apenas 77 possuem mais de 200 mil eleitores, o requisito para a realização de segundo turno

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Dos 5.565 municípios brasileiros, apenas 77 poderão ter um segundo turno nas eleições deste ano. Isso porque, de acordo com a Constituição Federal, o segundo turno só pode ocorrer em cidades com mais de 200 mil eleitores quando nenhum dos candidatos obtiver a maioria absoluta dos votos no primeiro turno.

Segundo a Agência Brasil, duas capitais não se enquadram nessas características, Boa Vista, em Roraima, e Palmas, no Tocantins, que deverão decidir quem será o futuro prefeito no dia 05 de outubro. Essas capitais possuem 159 mil e 127 mil eleitores, respectivamente.

Estados

O estado de São Paulo possui o maior eleitorado do país, mais de 29 milhões de pessoas, e também tem o maior número de cidades onde é possível ocorrer o segundo turno, são 21 municípios.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Rio de Janeiro aparece em seguida, com 10, e o estado de Minas Gerais possui sete cidades com essa possibilidade. Em estados como Maranhão e Acre, apenas as capitais São Luís e Rio Branco, poderão ter a realização do segundo turno.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.