Posse presidencial

Ao vivo: acompanhe a cerimônia de posse de Jair Bolsonaro

Bolsonaro toma posse como presidente da República neste dia 1º de janeiro de 2019

Por  Equipe InfoMoney

Eleito em outubro de 2018 com mais de 57 milhões de votos, Jair Bolsonaro toma posse como presidente da República neste dia 1º de janeiro. A cerimônia teve início nesta tarde, com atos no Congresso Nacional, e no Palácio do Planalto e no Itamaraty.

A sessão solene de posse de Bolsonaro foi aberta por volta das 15h, pelo presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (MDB-CE). Nesta sessão, Bolsonaro assumiu o compromisso de “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

O juramento foi seguido do primeiro discurso de Bolsonaro como 38º presidente do Brasil. Parlamentares e convidados participaram da solenidade que durou cerca de 45 minutos e aconteceu no plenário da Câmara dos Deputados.

Na saída do Congresso, Bolsonaro acompanhará a execução do Hino Nacional, a salva de 21 tiros de canhão e a exibição da Esquadrilha da Fumaça, bem como passará em revista às tropas.

Bolsonaro e Mourão, acompanhados das respectivas esposas, subiram a rampa do Palácio do Planalto. Eles foram recebidos por Michel Temer e por Marcela Temer. Todos seguiram para o parlatório. Depois de passar a faixa presidencial, Temer e Marcela se despediram do Palácio do Planalto.

Já com a faixa presidencial, Bolsonaro se dirige à nação, em um pronunciamento de aproximadamente 30 minutos, que será acompanhado pelo público presente na Praça dos Três Poderes. Após o discurso, o presidente vai para o Salão Nobre onde receberá os cumprimentos dos convidados e dará posse aos 22 ministros. O ato é seguido da fotografia oficial. A partir das 18h30, o casal Bolsonaro receberá os convidados em um coquetel no Palácio Itamaraty.

A hora de investir é agora: abra uma conta gratuita na XP!

Compartilhe