Posse presidencial

Ao vivo: acompanhe a cerimônia de posse de Jair Bolsonaro

Bolsonaro toma posse como presidente da República neste dia 1º de janeiro de 2019

arrow_forwardMais sobre

Eleito em outubro de 2018 com mais de 57 milhões de votos, Jair Bolsonaro toma posse como presidente da República neste dia 1º de janeiro. A cerimônia teve início nesta tarde, com atos no Congresso Nacional, e no Palácio do Planalto e no Itamaraty.

A sessão solene de posse de Bolsonaro foi aberta por volta das 15h, pelo presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (MDB-CE). Nesta sessão, Bolsonaro assumiu o compromisso de “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

O juramento foi seguido do primeiro discurso de Bolsonaro como 38º presidente do Brasil. Parlamentares e convidados participaram da solenidade que durou cerca de 45 minutos e aconteceu no plenário da Câmara dos Deputados.

PUBLICIDADE

Na saída do Congresso, Bolsonaro acompanhará a execução do Hino Nacional, a salva de 21 tiros de canhão e a exibição da Esquadrilha da Fumaça, bem como passará em revista às tropas.

Bolsonaro e Mourão, acompanhados das respectivas esposas, subiram a rampa do Palácio do Planalto. Eles foram recebidos por Michel Temer e por Marcela Temer. Todos seguiram para o parlatório. Depois de passar a faixa presidencial, Temer e Marcela se despediram do Palácio do Planalto.

Já com a faixa presidencial, Bolsonaro se dirige à nação, em um pronunciamento de aproximadamente 30 minutos, que será acompanhado pelo público presente na Praça dos Três Poderes. Após o discurso, o presidente vai para o Salão Nobre onde receberá os cumprimentos dos convidados e dará posse aos 22 ministros. O ato é seguido da fotografia oficial. A partir das 18h30, o casal Bolsonaro receberá os convidados em um coquetel no Palácio Itamaraty.

A hora de investir é agora: abra uma conta gratuita na XP!