Antigo rival, FHC parabeniza Lula: “Venceu o Brasil”

Ex-presidente derrotou o petista duas vezes na disputa pelo Planalto, em 1994 e 1998

Fábio Matos

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). (Foto: Ricardo Stuckert)

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) cumprimentou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória sobre Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição, neste domingo (30).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em uma postagem nas redes sociais, o tucano publicou uma foto antiga ao lado de Lula e escreveu: “Parabéns, Lula, pela vitória. Venceu a democracia, venceu o Brasil!”.

No dia 27 de outubro, FHC compartilhou um vídeo nas redes sociais em que reiterou o apoio a Lula na corrida eleitoral. No primeiro turno, o ex-presidente já havia declarado que apoiaria o petista.

Aos 91 anos, FHC não compareceu às urnas nem no primeiro nem no segundo turno, por questões de saúde.

FHC governou o Brasil em dois mandatos, de 1995 a 2002. O tucano derrotou Lula nas eleições de 1994 e 1998, ambas no primeiro turno. O PT fez dura oposição aos governos do PSDB.

Em 2002, o candidato apoiado por FHC, José Serra, foi derrotado por Lula, que chegou ao Palácio do Planalto em sua quarta tentativa. Lula foi reeleito em 2006, vencendo o então tucano Geraldo Alckmin, hoje no PSB e futuro vice-presidente da República. Nas duas gestões, o PSDB fez oposição ao PT.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Além do InfoMoney, teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”.