Eleições

Americanos aumentarão investimentos em bolsa se Obama perder eleição

Maioria dos entrevistados, porém, devem ficar de fora do mercado, qualquer seja o candidato que ganhar a eleição

SÃO PAULO – Pesquisa da gestora BlackRock mostra: se Barack Obama perder a eleição, os norte-americanos devem aumentar sua exposição ao mercado acionário. 33% dos pesquisados acreditam que os ganhos das ações deve ser superior caso o candidato de oposição, Mitt Romney, ganhe a eleição – contra 22% que acreditam em altas superiores com um segundo mandato para o democrata.

Além disso, 25% dos 671 pesquisados disseram que deverão investir mais em ações sob Romney, contra apenas 12% para o atual presidente. A pesquisa, mostra o portal norte-americano MarketWatch, mostra uma grande divisão nas opiniões de homens e mulheres. Um terço das mulheres acreditam que os mercados subirão mais sob Obama, contra apenas 17% dos homens – enquanto 24% dos entrevistados do sexo feminino avaliam altas superiores com Romney na Casa Branca, contra 45% dos de sexo masculino.

A maioria dos entrevistados, porém, devem ficar de fora do mercado, qualquer seja o candidato que ganhar a eleição. As grandes preocupações ficam com as questões fiscais e orçamentárias do país – sobretudo sobre impostos e políticas de impostos. O “abismo fiscal”, o corte automático de isenções fiscais que será acompanhado de aumento de impostos, é a preocupação principal – já que potencialmente pode jogar a economia norte-americana em recessão.

PUBLICIDADE

As preocupações são fortes: 70% dos investidores disse que não planejam fazer novos investimentos em nenhuma das duas hipóteses. Esse sentimento só mudaria se houvesse “ações mais enfáticas” por parte do novo, ou antigo, governo de Washington a fim de resolver os problemas fiscais que atingem os EUA.