Alunos da rede pública de ensino de SP terão entradas gratuitas de cinema

Programa do Governo do Estado incentiva o cinema nacional, ao oferecer entradas grátis para estudantes

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Os estudantes da rede de ensino público estadual de São Paulo vão poder assistir a filmes nacionais, sem nenhum custo, a partir desta sexta-feira (5). O programa Vá ao Cinema, lançado pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira, começa em 15 cidades paulistas, antes de chegar à capital.

Serão distribuídos, na primeira fase do programa, 300 mil vale-ingressos que possibilitarão aos alunos o acesso, sem nenhum custo, às produções cinematográficas brasileiras. “Os benefícios são culturais para as crianças, que terão ampliado seu acesso ao cinema. Por outro lado, o cinema nacional é beneficiado, na medida em que amplia seu público”, disse o governador José Serra.

Vá ao Cinema

Os monitores, moradores das próprias cidades, visitarão as escolas e informarão os alunos sobre o funcionamento do programa e o conteúdo dos filmes em exibição. Os filmes exibidos seguirão a data de lançamento no mercado comercial. O filme “Tropa de Elite”, de José Padilha, será o primeiro filme contemplado pelo programa, com estréia nacional para essa sexta.

Aprenda a investir na bolsa

Os exibidores, com participação no programa, serão obrigados a transmitir o filme, inédito nessas cidades incluídas, pelo menos, duas vezes ao dia, nos períodos da tarde e da noite. Cada exibidor será reembolsado em R$ 3 por vale recebido na bilheteria do cinema.

Cinema grátis na capital

Ainda segundo o governador, o maior problema de estender o programa para a capital está na dificuldade de o estudante se deslocar até o cinema, o que pode envolver custos superiores à própria entrada do cinema.

Apesar da dificuldade, está prevista, na segunda etapa do programa, a ser iniciada em março de 2008, a inclusão no programa dos estudantes de ensino público da capital.