Aloysio Nunes vê ‘motivos suficientes’ para pedido de impeachment

A seu ver, a prática de crime de responsabilidade pela presidente da República deve fundamentar o pedido de impeachment, que ainda precisa do apoio de 342 deputados federais

Equipe InfoMoney

Publicidade

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) afirmou nesta segunda-feira (17) que há motivos suficientes para a Câmara dos Deputados analisar um eventual pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A seu ver, a prática de crime de responsabilidade pela presidente da República deve fundamentar o pedido de impeachment, que ainda precisa do apoio de 342 deputados federais.

– Na minha opinião, a definição do crime de responsabilidade alcança sim. não apenas as pedaladas fiscais, não apenas a gestão presidida pela presidente Dilma Rousseff das contas públicas, o ocultamento, pela contabilidade da União, da real situação fiscal do Brasil, por expedientes dos quais ela tinha pleno conhecimento, e não poderia deixar de tê-los, porque muitas das medidas necessárias a revelar a real situação das contas do Brasil dependiam de um decreto dela.

Continua depois da publicidade

Ele ainda acrescentou que Dilma Roussef sabia do que acontecia na Petrobras e, mesmo depois de ter assumido o cargo de presidente da República, manteve os diretores acusados de corrupção na estatal.

Aloysio Nunes Ferreira comentou que os protestos ocorridos ontem em diversas cidades do país mostram a insatisfação dos brasileiros com a corrupção, o governo da presidente Dilma Rousseff e os efeitos sociais da crise, especialmente a inflação e o desemprego.

Segundo o senador, as pessoas cobraram ainda o funcionamento de órgãos que apuram as irregularidades e exigem do Congresso Nacional a conclusão das apurações de irregularidades nas comissões parlamentares de inquérito (CPIs) que funcionam no Poder Legislativo, especialmente a dos fundos de pensão.

Aloysio Nunes Ferreira lembrou que muitos manifestantes também defenderam o impeachment da presidente, no que classificou como mais uma demonstração espontânea e apartidária de milhares de brasileiros.

Ele ainda afirmou que o governo não consegue reagir à crise instalada no país e, sem o apoio até de parlamentares da base governista, dificilmente conseguirá enfrentar o cenário atual.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.