Aliados veem que ofensiva contra Lula não acabou e comparam caso ao de Vaccari

Segundo o Estadão, interlocutores do ex-presidente veem que o real objetivo da PF era buscar subtração e ocultação de provas que pudessem justificar prisão de Lula

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, após a condução coercitiva de Luiz Inácio Lula da Silva na última sexta-feira (4) no âmbito da Operação Lava Jato, dirigentes do PT e interlocutores do ex-presidente avaliam que a ofensiva contra ele pode ainda não ter acabado.

Petistas comparam a situação de Lula com a do ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. Primeiro ele foi alvo de condução coercitiva e menos de dois meses depois estava preso. Pessoas próximas a Lula ficaram com a impressão de que o objetivo real dos investigadores não era encontrar registros de repasses da empreiteiras investigadas, mas sim indícios de subtração de documentos ou ocultação de provas que pudessem justificar um pedido de prisão de Lula sob alegação de obstruir a Justiça. O fato de ter havido busca no apartamento da ex-deputada Clara Ant, diretora do Instituto Lula, que não é investigada, é um forte indício que sustenta a tese.

Por outro lado, interlocutores ouvidos pelo jornal avaliam que o ímpeto da Lava Jato contra o ex-presidente arrefeceu no final de semana em função da reação de ministros do STF. Lembra-se também que Lula tem um peso político extremamente maior do que o de Vaccari, o que ensejaria mais cuidado de Moro em um possível pedido de prisão do petista. Contudo, eles não descartam novas investidas.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

InfoMoney faz atualização EXTRAORDINÁRIA na Carteira Recomendada; confira

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.